5 medleys que mostram a importância da vertente para o funk
Créditos: Reprodução
- Por Wenderson França

5 medleys que mostram a importância da vertente para o funk

Os medley de rua são a essência do funk há muito tempo, os artistas usam esse formato para apresentar ao público, e também ao mercado, as possíveis novas músicas. Não precisamos ir muito longe para recordarmos dos medley do MC Lon a quase 10 anos atrás mandando pesado até ser abraçado de vez pelo público do funk né?! Pois bem, com os videoclipe em alta nos últimos anos a palminha e o beat feito na boca ficaram de lado. Mas, recentemente, os medley ressurgiram e artistas revelações como MC Alê, MC Lipi e até o veterano MC Menor MR ficaram conhecidos nesse nicho. Cola com o Portal KondZilla que separamos 5 medleys pra você curtir o beat na palminha.

MC Lon, MC Léo da Baixada, MC Guime e MC Rodolfinho no estúdio DJ Nino

Diretamente da Baixada Santista, há nove anos, os MC’s Lon, Léo da Baixada, Guime e Rodolfinho, que são relíquias do funk, mandaram um medley no studio do DJ Nino. Mesmo com uma gravação totalmente caseira o vídeo ultrapassa a marca de 1 milhão de visualizações no Youtube. Quer relembrar do MC Lon cantando músicas como: “Partido P” e “Revolta dos Moleques”? Você só vai ver nesse medley que ainda tem os artistas mandando um passinho das antigas.

Medley união dos artistas KondZilla Records

O medley união dos artistas da KondZilla gravado a pouco tempo reúne boa parte do casting da produtora cantando os maiores sucessos da casa. MC Jottapê, MC MC Paulin da Capital, MC DR, MC Alê, MC Neguinho da BRC, MC Daniels, MC Modelo e mais 10 MC’s participaram.

MC Brinquedo, MC Bin Laden e Kevinho

Fora do funk consciente, um medley muito conhecido na cena é o dos Brinquedo, Bin Laden e Kevinho feito há mais ou menos 5 anos. O vídeo mostra os artistas bem jovens e virou meme pelas dancinhas e gritinhos engraçados feitos por eles durante a gravação. Até hoje vira e mexe rola uma ou outra repostagem para lembrar dos velhos tempos nas redes sociais.

MC Menor MR medley no murão

MC Menor Mr ficou conhecido na cena pelos medleys no murão, comunidade onde é nascido e crescido. Artista do funk consciente, MR passa a visão da favela e atualmente é um dos principais nomes da vertente. Se você der um google, vai encontrar diversos medley do artista no murão.

MC Lipi medley Menor Ralé #01

Mais um dos muitos artistas estourados pelos medleys, o MC Lipi vem fazendo barulho na cena com suas músicas sempre passando a visão para os moleques da favela através do funk consciente. Gravado no formato clipe de rua, Menor Ralé #1 ultrapassa a marca de 5 milhões de visualizações no Youtube e já tem a segunda versão Menor Ralé #02

Canal medley de rua

O tempo passa e as coisas vão se renovando. Por esse motivo o MC e DJ RF3 fundou o canal Medley de Rua onde os medley são feitos no padrão de videoclipe e não somente através das palminhas e beat na boca. Gravados todos na favela o canal propõe um termômetro para os sons que serão futuramente oficialmente lançados em banner e até videoclipe. MC Alê, MC Modelo, MC Negão do Arizona, MC DR e MC Lipi já passaram pelo canal.

Os medley de rua, palminha da mão e beat feito na boca é a raiz do funk. A simplicidade da vertente mostra que independente da situação financeira e de onde o artista esteja ele pode sim mostrar seu talento somente com a câmera de um celular e internet para jogar o vídeo depois nas redes. O funk é a favela e a favela é o improviso.

Leia mais:

2019: o ano do retorno do funk consciente

MC Digo STC conseguiu tirar a mãe da reciclagem através da carreira no funk

Tags relacionadas:

Musica

Funk