"Sintonia" é a série brasileira mais pesquisada de 2019; entenda os motivos

Autor: Karolyn Andrade

Fotos por: Rafael Morse // Netflix

Sintonia | 18/12/2019 11:54:26

Anexo faltante

A série “Sintonia” foi a sexta série mais pesquisada na plataforma de busca mais usada no mundo. O Google Trends divulgou recentemente uma lista dividida com as categorias mais buscadas e na lista o drama está em sexto lugar, sendo a única série brasileira que aparecer na lista. A série foi um sucesso absoluto entre os jovens de quebrada e o Portal KondZilla irá listar os motivos, chega mais e fica ligado!

Uma das maiores preocupações em “Sintonia” é mostrar a realidade da favela por meio de três histórias diferentes que se passam em um mesmo lugar. Rita (Bruna Mascarenhas), Doni (Jottapê) e Nando (Christian Malheiros), três jovens nascidos na periferia de São Paulo, sem cair em clichês e preconceitos. O drama consegue escancarar que quando você nasceu pobre, num lugar muitas vezes esquecido pelos políticos, os caminhos a seguir se tornam limitados. E nem sempre eles são bons.

Mesmo com personagens de origens parecidas, os dramas pessoais diferentes mostram diversas reações sobre temas recorrentes na quebrada: a religião, corres, sonhos, família, amizade, relacionamentos e medos, que fizeram o público refletir. Além de mostrar a riqueza cultural da favela, as celebrações, broncas, intervenções e muito papo sério.
É de extrema importância ter uma série brasileira retratando a realidade de uma favela em São Paulo a maior cidade do país, não é atoa que foi uma das séries mais buscadas e teve a segunda maior estreia de uma série brasileira na Netflix.

Representatividade

Ao mesmo tempo que o funk tem um público gigantesco, ele também arrebata ódio de muitas pessoas. O fato é: não tem como desconsiderar o impacto do estilo musical na cultura do país.

A favela tem a oportunidade de enxergar sua própria realidade em personagens de séries. Na maioria das vezes, é possível apenas se projetar nos enredos de pessoas bem sucedidas. Porém, a história é completamente diferente em “Sintonia”, o público da favela tem a chance de se ver e se reconhecer sem os estereótipos impostos pela massa da sociedade.

A representatividade ainda é um problema nas obras nacionais, mas não podemos negar que ela está ganhando espaço, a trama é prova disso. Por causa da fidelidade do seriado no dia a dia dos moradores das quebradas, muitas pessoas se sentiram representadas pelo desenrolar do seriado e dos personagens enxergando sua própria história em diálogos e cenas.

Amizade

Outro ponto que cativou o público foi a amizade do trio, mostrando a importância de ter pessoas ao seu lado para passar pelas mudanças, enfrentar os problemas, para mandar a real quando alguém cometer um vacilo, afinal, amigo de verdade é aquele que quer ver seu crescimento, aquele que está nos momentos de vitórias e derrotas. Na série acompanhamos o crescimento da amizade entre o trio Doni, Nando e Rita e aprendemos que eles estão sempre disponíveis para ajudar um ao outro.

Ensinamentos

No decorrer da narrativa muitos temas foram abordados e os ensinamentos ficaram, alguns deles são: valorizar os pais; usar sempre camisinha e é uma responsa do casal; violência contra mulher não pode ser justificada; não se envolver em ideias erradas e muito mais.

Agora que te mostramos alguns motivos, aproveita as férias de final de ano e assista “Sintonia” na Netflix para você absorver todo o papo. Você não tem conta? Fica tranquilo os meninos do NGKS te mostram os passos para assistir.

 

Leia mais:

Sintonia tem a segunda melhor estreia na Netflix para uma série no Brasil

Novos talentos contam como foi participar de Sintonia

A quebrada se viu representada em Sintonia

Sintonia repercute de forma positiva na mídia

Entenda as gírias de “Sintonia”

O quê você
procura?