Olha pro Oclin: Sidoka e FBC falam sobre o uso da juliet no rap
Créditos: Reprodução
- Por Wenderson França

Olha pro Oclin: Sidoka e FBC falam sobre o uso da juliet no rap

A juliet é um dos acessórios chaves na composição do kit da massa funkeira. Entre seus vários modelos as lupas da Oakley, além de conquistar o coração dos quebrada, vem ganhando espaço também entre os jogadores de futebol e foi adotada pela galera da cena do rap. Com todo o barulho que as juliets vem fazendo, fomos entender mais sobre a ascensão do óculos no rap trocando ideia com Sidoka e FBC. Donos da música “Olha pro Oclin“, eles são uns dos responsáveis pela incorporação do óculos na cena. Cola com o Portal KondZilla e pega a visão.

Não é novidade para ninguém que o rap e o funk são músicas nascidas e criadas diretamente no fundão da favela. Os gêneros musicais se assemelham em diversos aspectos: local de criação, protesto, consumo e agora até mesmo nos acessórios com a juliet. Até o Mano Brown, o monstro do rap nacional, já deixou o papo quando perguntado se preferia juliet ou oclinhos anos 90 disse ele. “Eu gosto de Juliet” 

Outro ponto que mostra a adoção das juliets por parte dos consumidores do rap são os festivais como Sons da Rua e Cena. Ambos rolaram em São Paulo e colando lá pude perceber que a juju é queridinha pela galera que frequenta. Mas não se engane, no escuro o óculos também cai bem. Além disso, foi no Festival Cena, evento que apresentou o melhor do trap, em que Sidoka jogou algumas peças de juliet depois de se apresentar. Acha que acabou? Não, teve ainda o gringo Quavo do grupo Migos recebendo uma juliet cravejada do revendedor Kira Lupas. Outros artistas do rap nacional como: Djonga, Caveirinha e Orochi também usaram a juliet. 

View this post on Instagram

*CENA 2k19 alterou o nome para CENA 2k20*

A post shared by CENA 2K20 (@cena2k20) on

Adiante, o sucesso das lupas da Oakley tomaram até jogadores de futebol, nos últimos dias uma das fotos que fez sucesso nas redes sociais foi do menino Ney, craque do PSG, portando o acessório. Gabriel Jesus, do Manchester City, também é fã do óculos e exibe ele em suas redes. Falando em redes sociais, as juliets ganharam até um filtro próprio no instagram que ainda manda aquele risquinho na sua sobrancelha de bônus. Já dizia MC DedeUm brinde a Juliet“.

Sidoka e FBC passam a visão 

Criado no funk antes mesmo de conhecer a cena trap, as juliets, mizuno, camisa de time e entre outros acessórios, são a cara do trapper Sidoka. “Não tô falando que sou pioneiro das juliet, mas é um bagulho que adaptei para o trap por ter vindo do funk”. Existem outros responsáveis na popularização das juliets além de Sidoka. “Não acredito que sou exclusivamente responsável pelas pessoas terem adotado as juliet no rap. Porém, fico feliz por alguns estarem usando por influência minha”.

Um dos diferenciais de estar usando uma juliet, é que a lupa bloqueia a ‘maldade dos recalcados’. “O conceito da juliet nas minhas músicas é: não importa se está de dia ou de noite, se você está de juliet isso bloqueia sua visão. Você pode ver tudo e ninguém pode ver seus olhos, ou seja, as pessoas não conseguem saber suas intenções”. 

Sidoka deu o papo das suas lupas preferidas. “As que eu mais gosto é a Flak 2.0, a Romeu 2 eu acho muito louca e gosto também da Penny que é a que eu comecei usar todo dia. Essa são as que eu mais gosto”. Resumindo a frase ‘Olha pro Oclin’. “Se você ver um menino de oclin, de noite e de luva você vai saber que sou eu”, disse Sidoka rindo. Conheça os óculos da Oakley 

Experiente, o rapper FBC explicou que o funk e o rap andam juntos. “É natural que isso uma hora iria acontecer. Nunca foi um problema a estética da juliet [no rap] e eu acredito que o funk e o rap podem andar juntos de todas as formas”. São esses acessórios e essa união de movimentos que mostra o sentimento que a favela vive. “É a quebrada, a população negra e periférica que consome essas paradas, então aonde estiver o funk vai estar o rap e vice versa”. Já dizia FBC na música Frank e Tikão: “nunca mais vão me chamar de mal vestido“.

Seja no rap seja no funk, são as lupas da Oakley invadindo os espaços, não tem jeito. E você curte usar uma juliet? Conte para nós nos comentários qual é a sua preferida.

Acompanhe Sidoka no Instagram
Acompanhe FBC no Instagram

Veja também:

Tags relacionadas:

Rap

Comportamento