Dia Nacional do Movimento e da Cultura Funk: deputado Alexandre Padilha apresenta projeto de lei
Recentemente falamos sobre o coletivo ‘Funk no Poder’ está colhendo assinaturas para viabilizar o Dia Nacional do Movimento e da Cultura Funk. Desde então, os processos seguiram correndo dentro do Congresso Nacional, até que na última semana o deputado federal Alexandre Padilha (PT), apresentou o projeto de lei pelo dia nacional do funk. Quer saber mais um pouco sobre? Cola com o Portal KondZilla.
Um dos primeiros debates aconteceu em audiência pública na câmara legislativa no dia 27 de abril, contando com grandes lideranças do funk como: Konrad Dantas, Rodrigo GR6, Bruno Ramos, DJ Marlboro e diversos outros nomes. Nesta mesma ocasião foi levado algumas assinaturas à audiência pública e anexadas junto ao pedido do projeto de lei.
Depois de uma série de atividades de mobilização com integrantes do movimento funk de vários estados brasileiros, atividades de redes sociais e debates previamente à apresentação desta proposta. Dois meses depois da primeira audiência pública, o gabinete do deputado federal Alexandre Padilha, apresentou o projeto de lei que estabelece o dia 12 de julho como o Dia Nacional do Funk.
“A criação de um dia nacional para celebrar a cultura funk significa a institucionalização de um espaço para que se discutam políticas públicas capazes de atender as demandas das comunidades onde o movimento é mais forte, gera renda e oferece à população uma possibilidade de lazer”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto de lei (PL) 2229/2021.
Mas porque um Dia Nacional do Movimento e da Cultura Funk é importante? Este ato, pode até parecer simbólico, mas é ele quem pode nos possibilitar maior visibilidade a nossa cultura, auxiliando na hora de exigir investimentos aos setores artísticos periféricos como o nosso funk. Já imaginou um estúdio na quebrada exclusivamente voltado ao funk ou quem sabe um grande baile daqueles com toda segurança que a massa funkeira merece? É exatamente esse projeto que pode tentar dar esse gás.
As movimentações seguem correndo por parte de líderes do movimento funk não só dentro do Congresso Nacional, mas também nas ruas através de debates e busca por mais direitos. Então, não deixe de acompanhar aqui no Portal KondZilla todas as atualizações. Confira também o documento do projeto de lei na íntegra.