Comportamento

Salsicha Cortes oferece a oportunidade para barbeiros se profissionalizarem nas favelas

19.03.2020 | Por: Wenderson França

Um espaço pequeno e simples, mas lotado de talentos. Localizado em Osasco, município do estado de São Paulo, é lá onde Salsicha Cortes, 24, tem seu cantinho de trabalho, lugar onde divide também com Dbronksbarber, 23, outro barbeiro e parceiro forte de Salsicha. Juntos, os barbeiro, são conhecidos pela molecada das favelas do Brasil que gostam de mandar um corte chave e por outros cabeleireiros que buscam referência no trampo deles. Colamos em um curso dos caras e te passamos a visão. Brota no Portal KondZilla!

Salsicha e Dbronks costumam dar cursos de cortes e penteados como Fio a Fio, Mandrake e Surfistão para mais de 100 pessoas em grandes espaços. Dessa vez os cabelereiros resolveram receber o Portal KondZilla no espaço onde tudo começou, antes mesmo da fama na internet, reconhecimento de outros profissionais e popularização de seus nomes nas favelas como referência nos cortes mandrake.

O ensinamento dado por Salsicha e Dbronks era para apenas sete barbeiros, que se deslocaram de longe para ver o curso, como foi o caso de Lucas Ferreira, 23 anos, que veio de Marília, interior de São Paulo, para aprender o máximo de conhecimento e garantir um certificado com a assinatura de dois feras. Mas não foi bem assim que rolou, se contar as pessoas dentro do salão e a galera que estava lá acompanhando, de fora mesmo, contei pelo menos uns 30 cara que se apertando todos para uma foto.

Mesmo tendo que atravessar quase 600 quilômetros com gasto médio de R$1000 mil reais entre transporte, hospedagem, alimentação e valor do curso, Lucas Ferreira disse que vale a pena o investimento. “Essa é a segunda vez que venho participar do curso. É uma luta para conseguir colar, mas eu venho porque como o Salsicha veio da favela, mesmo lugar que nós, ele nos influencia bastante”. A viagem tem um retorno garantido. “Sem contar que esses cortes Escovadão, Estilo Elvis, Boyzão que ele faz, está estralando lá onde eu moro, eu me especializando consigo aumentar minha renda”.

Passando o conhecimento: de favela a favela


Lucas Ferreira e o Barbeiro Salsicha

“Vários duvidaram de nós e mostramos a diferença”. Com quase 300 mil seguidores no instagram, Salsicha vem há alguns anos se destacando, passando por diversos estados do Brasil aplicando seu trabalho e crescendo através da sua humildade. De chinelo, bermuda e regata o barbeiro sentou na calçada com os alunos na hora do almoço e pediu uma marmitex, ali mesmo todos almoçaram e aproveitaram para tirar algumas dúvidas.

Salsicha explicou que essa troca é por acreditar nas pessoas, independente da origem. “Quero despertar a motivação na rapaziada. Mostrar que independente da lama que pisam, da favela que vem, eles têm sim capacidade de chegar a nível dos grandes cabeleireiros de reconhecimento mundial”.

Por isso, aplicar os cursos é mostrar para os quebradas que dá para viver dignamente mandando os corte chave. “Eu falo através da barbearia, dá pra você ter uma vida digna, conquistar um carro, uma moto, uma casa e ainda ajudar sua família”.

Ter uma profissão, pode mudar a sua vida. “Até os cara de dentro da cadeia às vezes falam que vão sair e fazer um aperfeiçoamento comigo. Então não é só um corte de cabelo, são sonhos sendo realizados, é cara parando com o crime, parando com as drogas”.

Pronto para seguir com a agenda do dia Salsicha concluiu o papo. “Sempre falo nos cursos que palestro; ‘muitas pessoas vão desacreditar de você mas você precisa acreditar em si’ é assim que funciona”.

O aperfeiçoamento Fio a Fio e Surfistão

A segunda parte do dia foi para colocar em prática o que foi ensinado, foi nessa hora que os moleque que acompanhavam desde cedo o processo do lado de fora do salão entraram em cena, afinal eles foram os modelos de aplicação dos cortes. Fã de um dos penteados aplicado por Salsicha o ‘Fio a Fio’, estava um nome bem conhecido do funk o MC Rhamon, dono do sucesso “Visão de Cria“. O artista saiu com o cabelo na régua.


Corte Fio a Fio

Também requisitado com quase 50 mil seguidores no instagram, Dbronks, antes de começar instruir os alunos nos explicou como foi acolhido por Salsicha, que decidiu formar a união para meter marcha nos trampo. “Eu pedi uma oportunidade para ele que falou ‘é isso mesmo’. No decorrer do tempo ele já tinha um nome na área e fomos crescendo”. O trabalho em conjunto vem dando resultados. “Hoje, graças a Deus, nós estamos sendo referência para vários moleque de comunidade do Brasil inteiro e eu me sinto realizado até aqui”.


Corte Surfistão

Entre a troca de conhecimento, atenção nos detalhes de cada corte e mão na massa, rolou uma troca de vivência entre as quebradas. A essa altura do campeonato a caixa de som já estava tocando funks como do próprio MC Rhamon, seguido por MCs Lipi, Alê, Rick e Lele JP.


Barbeiro DBronksbarber assinando os certificados

Juan Gomes, tem um salão com o nome de Nego Blue Cortes em Jundiaí, Vila Popular, e estava pela primeira vez participando de um aperfeiçoamento. Antes que o dia acabasse ele aproveitou para dar o papo sobre como foi participar do curso e falou da importância de se especializar.

“É muito foda estar com uns cara que é referência”. Ele reforça a importância dos cursos. “A questão é que vamos se destacando na nossa profissão e sempre levando novidades para o nosso pessoal. Assim acompanhamos a evolução dos cortes e isso agrega em uma renda extra no final”.


Salsicha e Nego Blue Cortes

Com poucas horas para o fim do eventos todos aproveitaram para fazer mais uma parada e garantir suas fotos com Salsicha, Dbronks e até MC Rhamon entrou nesse combo. Logo em seguida foi a vez de cada um pegar o certificado seguido do abraço de até logo dos profissionais. Toda aquela galera que citamos acima foram embora com o cabelo na régua e acredita na faixa.

Orgulhoso de mais um dia Salsicha finalizou dizendo. “Tudo que você faz na delicadeza e com amor fica mais lindo”

Acompanhe Salsicha no Instagram
Acompanhe Dbronks no Instagram

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA