Coronavírus / Covid-19

Respirador criado pela USP é aprovado em testes

28.04.2020 | Por: Redação

O ventilador pulmonar criado por um grupo de engenheiros da Politécnica da USP foi aprovado em testes com humanos. O respirador serve pra ajudar as pessoas com sintomas graves de covid-19, já que a doença afeta o pulmão. Depois dos testes, o respirador nacional segue pra aprovação da Anvisa.

Um grupo de 40 profissionais de diversas áreas se juntaram pra desenvolver um respirador emergencial com baixo custo e baixo preço de mercado pra ajudar a suprir a demanda dos respiradores nos hospitais. O ventilador chamado de Inspire foi aprovado em todos os testes.

Muitos países têm investido muito nos ventiladores pulmonares já que eles têm sido a chave pra ajudar pessoas com consequências piores do novo coronavírus. Por causa da demanda, eles estão cada vez mais caros. Estima-se que o respirador mais barato hoje em dia seja de R$ 15 mil e o produzido pela USP custa apenas R$ 1 mil e leva apenas duas horas pra ficar pronto.

De acordo com o G1, o Brasil tem cerca de 61 mil respiradores disponíveis somando a rede pública de saúde e a privada e a estimativa é que sejam necessários 400 mil respiradores pra ajudar na demanda crescente dos casos mais sérios do novo coronavírus.

O aparelho foi testado entre os dias 13 e 14 de abril em pacientes do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e agora segue pra aprovação na Anvisa, e caso seja aprovado, pode ser comercializado.

Para mais informações, acesse a página da Poli-USP sobre o projeto Inspire.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA