OMS declara pandemia do coronavírus no mundo, saiba como se previnir
Créditos: Reprodução
- Por Redação

OMS declara pandemia do coronavírus no mundo, saiba como se previnir

Nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde declarou uma pandemia do novo coronavírus. Isso significa que a transmissão da doença está recorrente em vários países ao mesmo tempo e tentar conter a proliferação já não é tão eficiente.

Com mais de 118 mil casos confirmados e mais de 4,2 mil mortes em cerca de 114 países, o novo coronavírus começou a se proliferar na China, onde tem mais de 80 mil casos, e se espalhou mundialmente.

Conforme a declaração de pandemia da doença, a OMS sugere que todos os países tomem alguma ação para conter, ao invés de agir passivamente reconhecendo os casos e isolar as vítimas. A melhor forma de conter essa crise é se protegendo, sabendo como o vírus se transmite para evitar novos casos.

No Brasil

O primeiro caso de corona no Brasil foi confirmado no dia 25 de fevereiro e desde então já são 37 casos confirmados em nove estados: São Paulo (19), Rio de Janeiro (10), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1).

Ainda nesta quarta um aluno de geografia da Universidade de São Paulo testou positivo para o vírus e com isso a universidade suspendeu as aulas de hoje.

Com o crescimento da doença, precisamos tomar cuidado ao sair de casa, é importante sempre lavar as mãos antes e depois de chegar em casa, utilizar o transporte público e em qualquer lugar. Também é importante cobrir bem o rosto ao espirrar e evitar contato com pessoas gripadas que não tenham feito o teste.

Água foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Prevenção

Uma das principais formas de evitar a transmissão (e também o contágio) é lavar as mãos com água e sabão. Uma dica é usar o álcool em gel para higienizar as mãos sempre que chegar em algum ambiente, principalmente depois de usar o transporte público. Outra medida é tapar a boca e narizes com a manga ao espirrar, ou usar papel descartável. Evite esfregar boca, nariz e olhos quando estiver em espaço público.

É bom evitar pessoas que estejam gripadas e doentes, assim como se você sentir febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza (todos os sintomas, principalmente a febre) é importante procurar um posto de saúde.

Leia também:

10 perguntas para entender o Coronavírus

Tags relacionadas:

Coronavírus / Covid-19

Bem Estar

Matérias