MEC suspende inscrições do ProUni e divulgação do resultado do SISU

Autor: Karolyn Andrade

Fotos por: Fotos por: Pexels

Matérias | 28/01/2020 12:59:08

Anexo faltante

Um dos principais programas de acesso à universidade o Prouni (Programa de Universidade para Todos), abriria inscrições no dia de hoje, 28, mas o MEC (Ministério da Educação) suspendeu por tempo indeterminado. Outro programa suspenso foi o SISU (Sistema de Seleção Unificada) que não foi autorizado a divulgar os resultados. Chega mais que o Portal KondZilla que a gente te deixa por dentro de tudo.

O Enem 2019 teve alguns problemas de correção de notas, que pareciam resolvidas como explicamos aqui, mas muitos candidatos continuam se sentindo lesados pelo erro em suas notas. A decisão foi tomada após o Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspender a divulgação do resultados do SISU que teve prazo estendido, agora os estudantes só terão acesso aos resultados quando a decisão final da justiça sair.

O que aconteceu com o Enem?

No dia 17 de janeiro, após a divulgação das notas, os candidatos começaram a compartilhar nas redes sociais erros de correção das provas, principalmente na redação que tem um grande peso na hora da somatória final. De acordo com o INEP, o erro afetou mais de 5.000 estudantes e no dia 18 divulgaram que todas as notas teriam sido corrigidas.

Presidente do INEP Alexandre Lopes durante coletiva sobre os erros do Enem. Foto por: Fábio Rodriguez Pozzebom / Agência Brasil

O Inep assumiu o erro e divulgou que aconteceu uma falha no processo da gráfica, fazendo que as notas das provas fossem lançadas de gabaritos trocados no momento que são transmitidas as informações. Devido a toda essa treta os estudantes que fizeram prova de certa cor recebesse a correção de outra cor.

Após ser comprovado a falha na correção a justiça atendeu o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de suspender a divulgação dos resultados do Sisu, a visão é não comprometer nenhum candidato, seja de um programa ou de outro. Afinal, uma diferença na nota mesmo sendo décimos afeta diretamente na classificação na disputa das vagas.

Mesmo com inscrições paradas, o Prouni disponibiliza consulta

Apesar de toda treta, o MEC disponibilizou aos estudantes a consulta de bolsas do Prouni, dá para ter uma noção quais são as vagas oferecidas. Lembrando que esse ano o programa vai disponibilizar 251.139 bolsas para o primeiro semestre letivo de 2020. O programa é um dos mais disputados e para concorrer é necessário ter realizado o Enem 2019.
Até agora não foram divulgados nenhuma estimativa de data ou os próximos processos. Fica ligado aqui no Portal, estamos na torcida para que tudo seja resolvido o mais rápido possível e traremos as notícias.

Leia também:

Cursinhos populares estão com inscrições abertas
Os desafios de concluir o nível superior sendo um jovem negro

O quê você
procura?