Com lentidão no sistema e prazo estendido, SISU abre inscrições

Autor: Karolyn Andrade

Fotos por: Reprodução

Matérias | 21/01/2020 12:16:31

Anexo faltante

A tão esperada hora para milhares de estudantes do país chegou, após divulgarem as notas do ENEM no dia 17 de janeiro, muitos candidatos relataram erros de correção em suas provas, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou que o erro que afetou quase 6 mil candidatos foi resolvido e devido à isso o prazo de inscrição foi estendido até o dia 26. Chega mais no Portal Kondzilla que te deixa por dentro de tudo.

Sobre o SISU

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo que oferece bolsas integrais para candidatos que fizeram o ENEM. Ao total são 237.128 mil vagas distribuídas em todos o país em universidades e institutos federais. A seleção é feita através da classificação de cada candidato de acordo com a corte de nota que varia de curso para curso. O programa já proporcionou a entrada de milhares estudantes nas melhores instituições no país.

O que aconteceu na correção do ENEM?

Se você está se perguntando o que aconteceu com as notas do ENEM, não esquenta que eu te passo a visão. No dia 17 após a divulgação das notas, os candidatos começaram a compartilhar nas redes sociais erros de correção das provas, principalmente na redação que tem um grande peso na hora da somatória final. De acordo com o INEP o erro afetou pontualmente 5.974 estudantes e que todas as notas foram revisadas e atualizadas.

Alexandre Lopes durante coletiva. Foto por: Fábio Rodriguez Pozzebom / Agência Brasil

Agora o que rolou? Houve uma falha na gráfica fazendo com que as provas fossem associadas a gabaritos trocados, isso aconteceu no momento que são transmitidas as informações e devido a essa treta os candidatos que fizeram a prova de determinada cor tiveram o gabarito como se ele fosse de outra cor. A revisão foi realizada em todos os cadernos das provas que foram realizadas em dois dias.

Apesar da grande maioria reclamar da correção da redação, o presidente do instituto Alexandre Lopes disse que o processo de correção é diferente e não houve problema nas notas. Na coletiva, o presidente disse que para evitar erros nas próximas edições o Inep irá revisar todos os processos. Vale lembrar que o ENEM 2020 será pela primeira vez digital e o cuidado terá que ser dobrado.

Prazo do SISU é estendido

Abriu hoje as inscrições para o SISU por esse link, se você tentou entrar deve ter se estressado um pouco ou achado que a sua net está ruim, mas o site está apresentando erros e lentidão desde da madrugada. Por causa de todos os problemas relacionados ao site e notas, o INEP decidiu estender o prazo até o dia 27 de janeiro (domingo). Então não deixe para o último dia, o Portal tentou fazer acesso às 11h30 e o site não abre, uma dica que os internautas estão passando é acessar o site de madrugada pois o fluxo de acesso é menor.

Como se inscrever

A página de inscrição do SISU abriu? Ufa, agora os passos seguintes são suaves. Tenha em mãos o seu número de inscrição e senha do Enem, após logar você terá acesso a 128 instituições espalhadas pelo país que no total são 237.128 mil vagas e poderá fazer inscrição em faculdades, podendo ser cursos e universidades diferentes e informando o período em que quer estudar.

É possível verificar o corte de nota antes da inscrição e a sua colocação na disputa da vaga pois o sistema é atualizado uma vez por dia. Fique atento nas cotas pois as notas de corte mudam, além disso o programa conta com lista de espera que tem inscrição do dia 29/1 até 04/2.

Pegou a visão? Não deixe para se inscrever na última hora e boa sorte!

Assista também:

O quê você
procura?