Coronavírus faz com que o Brasil mude a rotina, saiba o que abre e o que fecha
Governo do DF suspende aulas para evitar ampliação de casos do novo corona vírus. Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
- Por Redação

Coronavírus faz com que o Brasil mude a rotina, saiba o que abre e o que fecha

A chegada da pandemia do covid-19 no Brasil está fazendo com que as empresas, universidades e demais instituições fechassem as portas e começassem a recomendar que as pessoas evitem sair de casa.

Eventos culturais

Como falamos na sexta-feira, a prefeitura de SP cancelou todos os eventos públicos de massa em São Paulo. A luta pra prevenir que o covid-19 se espalhe mais e mais fez até com que a Rede Globo paralisasse as gravações de “Amor de Mãe”, a famosa novela das 9. Alguns outros programas da emissora também estão com as gravações paradas e a Globo ainda está estudando paralisar mais gravações.

A novela não foi a única coisa que caiu por causa da doenças, museus estão fechados, a Prefeitura proibiu eventos de grande proporção em São Paulo, o Lollapalooza, maior evento de música do primeiro semestre no país, foi adiado para o fim do ano, até o Baile do Perna foi cancelado e o Perifacon também foi adiado.

View this post on Instagram

Salve, quebrada! Diante da epidemia global instaurada nos últimos meses, por motivo de força maior estamos reprogramando o evento PERIFACON – A SEGUNDA EDIÇÃO DA COMIC CON DAS FAVELAS para os dias 6 e 7 de junho de 2020. 👉🏿 Aos que foram selecionados para participar das atividades do evento, vamos entrar contato para confirmar a disponibilidade para as novas datas. 👉🏿 Ao nosso público, agradecemos a força e esperamos que em junho tudo esteja controlado para que possamos aproveitar ao máximo o evento na Cidade Tiradentes. 👉🏿 Aos nossos parceiros e patrocinadores, muito obrigada pela compreensão! Seguimos juntos para entregar um evento incrível para todos os nerds de quebrada! . Atenção: caso você já tenha retirado seu ingresso para o evento na Eventbrite, você receberá um e-mail da própria plataforma com a atualização das datas do evento. Se cuidem e nos vemos em breve. Que a força esteja com vocês! 🖖🏿 #PerifaCon2020 #Geek #Pop #Nerd #PerifaCon

A post shared by PerifaCon® (@perifacon) on

Alguns lançamentos grandes do cinema foram adiados pra fazer com que a galera evite as salas de cinema. O IMS, museu que fica na Av. Paulista, suspendeu as sessões de cinema, mas continua aberto para visitação – por enquanto.

Nesse fim de semana iria acontecer o show da banda Backstreet Boys em SP no domingo e o show precisou ser adiado por causa da doença. Ontem, o governador João Dória anunciou que durante 30 dias, instituições como bibliotecas, teatros, centro de idosos e outros lugares devem ficar fechados.

Aulas

Depois de um aluno de Geografia testar positivo pra coronavírus, a Universidade de São Paulo suspendeu as aulas da graduação, além de eventos culturais, científicos e afins até segunda ordem. A Unicamp e a Unifesp também decretaram suspensão das aulas.

Além das universidades, a partir desta segunda-feira (16), as aulas das redes municipal e estadual de SP serão suspensas de forma gradativa. Aos poucos todos os pais e alunos serão informados, ainda não há previsão de quando as escolas voltam a funcionar.

Hospitais

Por causa do medo de contaminação, muitas pessoas estão indo aos hospitais a toa e vale lembrar que o centros de saúde são locais com alta chance de se infectar. Por isso, hospitais como o municipal do Tatuapé e a Santa Casa da Misericórdia estão fazendo triagem via telefone. Se você estiver com febre há muitos dias e com problemas respiratórios, o ideal é procurar um posto de saúde, para depois ir para o hospital. Lembrando: a persistência de febre por vários dias junto de problemas respiratórios é o sintoma do covid-19.

Para ajudar, o SUS pra criou um aplicativo para celular sobre coronavírus, com informações e uma triagem também pra ver se é necessário fazer o teste da doença. O app está disponível pra Android e iOS.

Futebol

Depois de alguns jogos com estádio fechado, o Campeonato Paulista oficializou que vai parar por tempo indeterminado.

Com o crescimento da doença, vários outros setores do dia a dia devem paralisar ou mudar a rotina por causa da pandemia. Vale ficar de olho em todas as informações sobre o caso.

Tags relacionadas:

Coronavírus / Covid-19

Bem Estar

Notícias

Matérias