Sem categoria

“Fundamento” é o Universo Marvel do Marabu, com heróis e vilões inspirados em pessoas reais

31.12.2020 | Por: Gabriela Ferreira


“Fundamento” é um disco que reúne funk com samba para falar sobre personagens reais das periferias de São Paulo. O disco do Marabu, com produção do Levi Keniata e direção artística de Nazura, é um dos lançamentos mais interessantes do ano e nós do Portal KondZilla trocamos uma ideia com o Marabu pra entender mais sobre os processos que o levaram ao álbum. 

Matheus de Oliveira Santos, vulgo Marabu, tem 24 anos e é cria do Jardim Ângela, extremo sul de São Paulo. É lá que as histórias dele e do “Fundamento” começaram a se desenrolar. “Antes de me jogar profissionalmente, eu cantava em slams e sarau, dois espaços que eu me sentia bem expressando as ideias que tinha”, comenta ele sobre o começo na música. 

Depois de trombar com o Levi Keniata, produtor do álbum, a ideia de lançar uns sons foi crescendo. “Sempre tive na cabeça que eu precisava me expressar e jogar meus pensamentos pro mundo, não por uma fita egocêntrica e mais porque eu acho que toda história pode ser contada e eu queria contar a minha, a da minha família, dos meus amigos e da quebrada”, comenta. 

A trajetória até o “Fundamento” ficar pronto foi de um ano e meio. “Eu estava num processo de me entender musicalmente o que eu ia falar e como eu ia falar. Pro disco, esse processo foi ainda mais longo e denso. Eu tava na bala de entender mais o funk e o samba, gêneros que eu já tinha contato, mas não era especialista. Eu e o Levi estudamos muito pro álbum, também vivemos várias fitas juntos e o ‘Fundamento’ vem disso”, explica ele sobre a sonoridade diversa do trampo.

“Ainda não era o momento de contar a minha história. Então decidi criar uma outra. O ‘Fundamento’ é um universo criado por nós e ele vem nessa bala de ser um universo pensado para as pessoas de quebrada. Ele pode ser no presente ou no futuro, e tem personagens que têm rostos e podem ser encontrados nas quebradas de São Paulo”, diz Marabu. “Por isso, não tinha como não ser funk. Minhas referências são funk e o samba rock, que eu já ouvia também, e as coisas que acontecem na cidade. Ao longo das faixas, tem referências de Jorge Ben, Mano Brown, MC Daleste, Felipe Boladão, Neguinho do Kaxeta e MC PP da VS“. 

Além das inspirações no funk, muito do disco veio de vivências. “Aprendi muitas coisas na rua, nos bailes, na Academia e busco inspiração no que já aconteceu e em artistas que vieram antes. É um bom jeito de pedir licença pra chegar”, explica. 

Nas palavras do próprio Marabu, “‘Fundamento’ é o universo Marvel do Marabu com nossos heróis e vilões. Esses personagens são complexos e essas histórias precisam ser embaladas no ritmo da quebrada, com funk e samba”.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA