Funk

Cinema brasileiro leva dois prêmios no Festival de Cannes

27.05.2019 | Por: Gabriela Ferreira

Neste último fim de semana, rolou a premiação oficial do Festival de Cannes, um dos maiores eventos relacionados ao cinema. Na festa, o Brasil levou dois prêmios importantes, um para “Bacurau“, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e outro para “A Vida Invisível de Eurícide Gusmão“, de Karim Ainouz. Cola com o Portal KondZilla que a gente te conta mais sobre essas conquistas.


Karim Ainouz no tapete vermelho. Foto por: Loic Venance / AFP / CP

“Bacurau”, filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles levou pra casa o Prêmio do Júri, e se tornou o primeiro longa brasileiro a levar essa categoria. O trampo conta a história de uma cidadezinha do sertão chamada “Bacurau”, que se despede da Dona Carmelita, uma senhorinha de 94 anos. Depois da morte da velhinha, o povo da cidade nota que a cidade não aparece mais no mapa.

O Brasil também levou a melhor na mostra ‘Um Certo Olhar’, que nomeou “A Vida Invisível de Eurícide Gusmão”, do diretor Karim Ainouz, como o melhor entre os 18 exibidos. O filme mostra a vida de duas irmãs super parceiras: Eurícide, 18 anos, e Guida, 20, que vivem no Rio de Janeiro, na década de 1950. Uma delas sonha em ser uma grande pianista e a outra quer encontrar um grande amor. Um dia, as duas são separadas uma da outra, e precisam encontrar forças para encontrar seu próprio caminho.

Se você não manja muito quem são esses diretores, se liga. Tá ligado no disco “Roteiro para Ainouz vol. 3“, do rapper Don L? Pois é, o Karim Ainouz é o cineasta homenageado no trampo. O diretor é cearense e costuma tratar em seus filmes a questão do não pertencimento aos lugares. Já o Kleber Mendonça Filho é recifense e é responsável por sucessos como “Aquarius” e “O Som ao Redor“. Assim como “Bacuaru”, “Aquarius” e “O Som ao Redor” também contaram com a colaboração de Juliano Dornelles.

Em tempos em que o investimento no cinema não tá lá essas coisas, com corte de investimento na Ancine, que teve que parar o repasse de verba para produção de filmes e séries, o Brasil ser reconhecido desse jeito, por um dos maiores prêmios da história do cinema, é uma grande vitória para todos aqueles que sonham em trabalhar com arte.

Leia também:

“Oscar Brasileiro” reúne o melhor do cinema nacional
Confira os ganhadores do Oscar 2019

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
11 ANOS KONDZILLA CENA 2K22 DONAS DA CENA TRAP & FUNK VIRALIZOU PROMESSA KDZ TÁ BOMBANDO SÉRIE DE QUEBRADA OUTFIT VALIOSO JOGADOR CARO