Arte e Cultura

Cidade de Deus: um dos maiores clássicos do cinema brasileiro completa 20 anos hoje

30.08.2022 | Por: Karine Ferreira

Hoje (30), Cidade de Deus, o segundo filme de língua estrangeira mais visto do mundo, completa 20 anos e ganha uma exibição especial no Telecine Cult, às 19h40.

O longa dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund, conta a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues), mostrando a violência na comunidade Cidade de Deus, que, por anos, foi classificada como uma das regiões mais perigosas do Rio de Janeiro.

Jovem pobre, negro e muito sensível, ele encara os problemas diários do local onde mora e encontra na paixão pela fotografia um futuro promissor. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé registra o dia a dia do local, quando o tráfico começa a dominar. O elenco conta ainda com Matheus Nachtergaele, Jonathan Haagensen, Babu Santana, Seu Jorge e Thiago Martins.

O clássico resgata a memória do nosso cinema com as cenas de Zé Pequeno, Buscapé, Mané Galinha, Bené e tantos outros personagens que levaram a realidade do país para o mundo e que, mesmo após duas décadas, segue mais atual do que nunca ao retratar as consequências da violência nas comunidades do Rio de Janeiro.

Para a Marie Claire, o protagonista Alexandre Rodrigues, o Buscapé, contou como foi sua experiência com o filme. “Esse filme é muito importante para mim, mudou muita coisa na minha vida. Alavancou a minha carreira e me levou para lugares onde eu jamais poderia imaginar. Me trouxe confiança na vida pessoal e como artista. O filme realmente é um marco na minha vida, com toda certeza”, revelou o artista.

“Eu já estudava teatro desde os 10 anos de idade e de lá para cá, a minha vida mudou. Eu amadureci muito. Fiz muitos cursos de teatro, cinema e TV e sou formado em alguns deles. Tinha uma época que o governo ainda fazia uma coisa pelos seus cidadãos e eu tive a oportunidade de fazer alguns cursos profissionalizantes. Mudou a minha vida e a de muita gente. Eu recebo mensagens no Instagram de pessoas que se inspiram no personagem para poder sair daquela situação. Esse filme inspira muitas pessoas”, contou ao Marie Claire

Premiado em festivais brasileiros e internacionais, o longa foi indicado em categorias do Oscar e do Globo de Ouro, e revelou talentos como Douglas Silva, Roberta Rodrigues, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Alice Braga e Darlan Cunha.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA