Brasil tem o primeiro caso de coronavírus confirmado e mais 20 casos suspeitos
Depois de um teste positivo e um contra teste para comprovar, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Um brasileiro de 61 anos chegou da Itália no último dia 21 em São Paulo, onde mora, e foi pra um hospital com os sintomas da doença. Nesta quarta (26), foi confirmada a doença. Outras 20 pessoas estão com suspeita do coronavírus, mas ainda nada confirmado.
Caso confirmado
O paciente confirmado, que não teve a identidade revelada, passou alguns dias do mês de fevereiro na Itália, país que está passando por uma crescente de casos da doença com 320 casos confirmados e 11 mortes. Ele desembarcou no Brasil no dia 21 e no dia 24 foi ao hospital com os sintomas da doença: tosse seca, febre, coriza e dor de garganta. Ele já foi liberado e está em observação em casa, isolado, pelas próximas duas semanas. As pessoas que tiveram contato com o paciente estão sob observação.
"O caso de #coronavírus está confirmado. A contraprova do teste feito pelo instituto Adolfo Lutz deu resultado positivo. Desta forma, o Brasil tem o seu primeiro caso confirmado da doença", explica o ministro da Saúde, @lhmandetta. pic.twitter.com/a6ScgoyEl2
— Ministério da Saúde (@minsaude) February 26, 2020
Casos suspeitos
Além do caso confirmado, o Ministério da Saúde também divulgou que existe mais 20 casos suspeitos da doença, ao menos 12 das pessoas vieram da Itália e as demais de outros países. Segundo as informações divulgadas até agora, 11 desses possíveis casos são de São Paulo, dois de Minas Gerais e os demais do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina e Paraíba.
Coronavírus no mundo
No mundo, o vírus já matou mais de 2 mil pessoas e contaminou mais de 80 mil em diversos países. Antes do primeiro caso confirmado no Brasil, a América do Sul era o único subcontinente ainda sem nenhum caso da doença.
Como o coronavírus é um novo vírus, as pessoas ainda não tem imunidade à ele, mas segundo os dados internacionais, a maioria das pessoas que morreram em decorrência da doença já tinham doenças prévias, como diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares, além de serem mais velhas.
Apesar dos casos suspeitos e um caso confirmado, é importante não se desesperar. Leia nossa matéria sobre dúvidas e fique atento.
Acompanhe atualizações sobre a doença pelo Ministério da Saúde: Twitter // Site