Coronavírus / Covid-19

Brasil passa de 100 mil casos de covid-19, é preciso redobrar os cuidados

05.05.2020 | Por: Gabriela Ferreira
Movimento no Viaduto do Chá durante a quarentena

Pouco mais de dois meses após o primeiro caso de coronavírus no Brasil, o surto do novo coronavírus segue aumentando no país. No começo desta semana, o número de infectados já passou dos 100 mil casos e mais de 7 mil pessoas mortas em decorrência de complicações do covid-19. Agora, mais que nunca, precisamos cuidar da nossa saúde e dos outros.

Para tentar combater a doença, algumas cidades, como São Paulo, Belém e Rio de Janeiro, têm montado hospitais de campanha, para atender o maior número possível de vítimas do corona. Esses hospitais servem pra acompanhar os casos menos graves fora dos hospitais mais equipados e deixá-los para aqueles que precisam de mais atenção. Mesmo assim, os leitos ocupados nos hospitais públicos e particulares seguem lotando já que a doença continua a se alastrar pelo Brasil afora com o número de casos aumentando. Os números impressionam: em abril, o Amazonas registrou 91% dos leitos da UTI ocupados, aqui em SP o número é parecido, 89% dos leitos sendo usados.

Pra se ter uma noção de como as coisas estão feias e precisamos todos, de uma vez por todas, tomar cuidado, o último dado sobre mortes causadas pelo corona apontou 275 mortes em 24h no Brasil. Aqui no país, cerca de 6,9% das pessoas que contraem o vírus morrem e mesmo que muita gente diga que a letalidade é baixa, ainda assim, muita gente morre. Pra você ter uma ideia, 6,9% pode parecer pouco, mas esse número coloca o Brasil na sétima posição dos países com mais mortes por causa da doença.

Por isso devemos respeitar todas as orientações da Organização Mundial da Saúde, com máscaras, distância das pessoas em lugares como lotéricas, bancos e supermercados, higiene pessoal dobrada e limpeza constante da casa e dos alimentos que compramos na rua. O covid-19 é um novo vírus, ainda não existe vacina, por isso a melhor forma de lidar com a doença é se prevenindo.

Em São Paulo já vamos chegar nos 50 dias de isolamento social. Enquanto muita gente desrespeita a quarentena com apontam os dados que diz que no estado de SP, por exemplo, muitas cidades do interior registram às vezes menos de 50% de quarentena, só vai fazer com que a vida normal demore mais pra voltar. Um caso claro disso é a cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Quando o isolamento social foi afrouxado e as lojas retornaram com os shopping cheios de pessoas, os casos de coronavírus triplicaram na cidade em poucos dias e medidas precisaram ser tomadas, como o uso obrigatório das máscaras.

Pensando em tudo isso, precisamos cada vez mais nos atentar com nossos cuidados: estou lavando as mãos corretamente? Estou saindo de casa somente quando é necessário? No caso de uma pandemia, quanto mais a gente se cuida, mais a gente também tá cuidando do próximo.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA