Coronavírus / Covid-19

7 vídeos para você se informar sobre o coronavírus e se prevenir

16.03.2020 | Por: Redação

À essa altura do ano, todo mundo já sabe o que é o coronavírus. O surto vem deixando muitas pessoas doentes e causando um barulho gigantesco. Tem gente estocando comida, comprando álcool em gel, lenço descartável, como também tem muita gente ironizando o fato, achando que não vai pegar e agindo como se nada estivesse acontecendo. É por isso que vamos listar alguns vídeos pra você entender melhor o que é o vírus, como ele é transmitido e a importância de evitar grandes multidões.

Atila Iamarino – Explicando a possível crise dos hospitais

O maior problema do surto de coronavírus é que isso vai superlotar os hospitais num período muito rápido. Nenhum sistema de saúde, seja no Brasil ou no mundo, está preparado para receber um volume tão grande de pessoas em pouco tempo. Estamos falando de uma previsão de até 4 mil doentes até o final do mês de março – isso se a gente não conseguir conter agora. E aí, com os hospitais cheios de pessoas doentes com o coronavírus, como vão ser atendidos novos pacientes, como por exemplo alguém que sofreu um acidente de carro? Por isso é importante todo mundo fazer a sua parte e evitar circular por diversos lugares e assim conter a expansão da doença. E Atila Iamarino, literalmente, desenha pra você a crise.

Manual do Mundo – como se prevenir?

Como Atila comenta, o passo mais importante para conter a crise é entender como funciona a propagação e evitar esse contato. O Manual do Mundo fez um vídeo junto do Atila para contar como se prevenir da maneira correta. Por exemplo: todo mundo precisa usar máscaras? Se eu uso transporte público, como que eu me previno?

O mais importante neste momento é você entender a doença e a forma de propagação. Você evitando se contaminar, ajuda as pessoas ao seu redor a evitarem a doença também.

Felipe Castanhari – Como surgiu o coronavírus?

O canal Nostalgia fez aquela apresentação beeeeem detalhada da doença: o que é, como surgiu, quais outros casos aconteceram recentemente, como se espalhou, entre tantos outros detalhes. Castanhari é bem didático e de uma forma muito clara apresenta tudo sobre a doença.

Dr. Drauzio Varella – Se todo mundo fizer sua parte, passamos pela crise

Reforçando o que vem sido dito por vários especialistas, é possível controlar esse surto do covid-19, basta todo mundo fazer a sua parte. Isso quer dizer, que é preciso evitar contato com pessoas, se higienizar, cuidar da saúde e, principalmente, evitar a circulação em lugares de massa. Lógico, isso não é pra todo mundo, mas se você consegue adaptar sua rotina, faça. Drauzio Varella estica mais detalhes sobre como devemos agir aqui no Brasil e tentar ao máximo, manter a rotina normalizada.

Dr. Drauzio Varella – Quando procurar atendimento?

Se tem um médico que a gente confia nesse país, é o Drauzio. Ele fez uma live de 1 hora para contar sobre a pergunta que todo mundo está fazendo: quando procurar atendimento?

Pandemia – O que é? Sempre existiu?

O Nerdologia fez um vídeo contando diversos momentos em que o mundo viveu pandemias. O covid-19 não é um fato isolado, a diferença é que hoje vivemos num mundo globalizado e as pessoas circulam por mais espaços com mais facilidade.

Casa do Saber – Como manter a rotina com o coronavírus?

A pergunta que não quer calar: como manter a rotina com esse vírus circulando por aí? O Brasil não tem histórico de epidemias desse tipo, nossos pais nunca passaram por algo do tipo, a gente nunca ficou em casa além dos feriados prolongados. Isso pode prejudicar a rotina de muita gente, principalmente quem tem comércio, quem trabalha na rua e até mesmo, empresas que não sabem como e pessoas que não dividem a casa com pessoas do grupo de risco (idosos e pessoas com problemas respiratórios). A Claudia Feitosa-Santana fala mais desse assunto pra você se acalmar e conseguir se organizar.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA