Saúde, Beleza e Bem-Estar

Yuri Marçal amplia projeto de terapia gratuita para pessoas negras

08.02.2022 | Por: Redação

Em setembro de 2020, o humorista Yuri Marçal criou o Projeto Geni para dar assistência psicológica gratuita para pessoas negras. O projeto já atendeu mais de 100 pessoas e agora, o humorista está ampliando o programa para conseguir atender ainda mais pessoas. Pega a visão:

A saúde mental é um assunto muito importante. Além de precisar enfrentar conflitos pessoais, a população negra ainda sofre com o racismo estrutural, que as discrimina e as exclui dos espaços. “Esse trabalho se deve ao fato de que, assim como todo mundo, os negros tem suas particularidades mais severamente por conta do racismo estrutural no Brasil, então é de extrema importância esse apoio”, ressalta Yuri.

A ideia do projeto surgiu quando Yuri estava gravando um filme em São Paulo e em conversa com uma mulher negra, que sofre de alguns transtornos mentais, descobriu que apesar dos problemas dessa, ela ainda se dedicava cuidando de outras pessoas e crianças sem ter nenhum tipo de apoio. “Através dessa ideia dela, pensei que poderíamos ampliar esses atendimentos trazendo outros profissionais que pudessem cuidar dessas pessoas para além do eixo Rio de Janeiro x São Paulo, que pertence a minha rotina”, explicou.

Com a ausência de sentimento de pertencimento, as chances de um jovem cometer suicídio é 45% maior entre negros. Entre os do sexo masculino, aumentam em 50% se comparados aos brancos também na faixa etária entre 10 e 29 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Além disso, sentimentos de inferioridade, incapacidade, rejeição, violência e solidão também influenciam.

Yuri acredita ser fundamental a naturalização da terapia, já que há um preconceito com quem busca cuidar de si e da saúde mental. “Sempre falo nas redes sociais e entrevistas que devemos cuidar das nossas mentes e que essa mensagem chegue ao máximo possível de pessoas, para que elas normalizem a terapia e o atendimento psicológicos, em prol de uma saúde mental boa, já que o nosso inconsciente está sempre ocupado, ansioso, com medo e isso não é normal. O fato de eu contratar psicólogos que são negros também para cuidar dessas pessoas, é para que a gente chegue mais perto do que é necessário para o bem estar dessa população”, afirma.

O programa conta com uma lista de espera para atendimentos na ampliação, para entrar a lista basta ser uma pessoa negra e enviar mensagem com nome e sobrenome no Instagram.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA