Moda

Top 5: curiosidades da Lacoste

17.10.2022 | Por: Raynã Fulador

Objeto de desejo da burguesia à periferia, a Lacoste, a Lalá, é referência na moda, esporte, música e lifestyle. Separamos 5 curiosidades sobre a marca para ajudar você a entender um pouco mais sobre essa história. Pega a visão! 

Jacaré ou crocodilo?

Durante a disputa da Copa Davis de 1923, um torneio de tênis, René Lacoste viu uma mala de couro de crocodilo em uma loja e achou muito braba. O capitão da sua equipe disse que se ele vencesse o próximo jogo, ganhava a mala. Durante o jogo, René entregou tudo, mas não conseguiu vencer. Um jornalista ficou sabendo da história, relacionou a garra do tenista com a aposta e apelidou o tenista de “O Crocodilo”.

René Lacoste em partida de tênis. Imagem: Arquivos Lacoste

Primeira marca a estampar um logotipo nas roupas

O crocodilo da Lacoste ganhou forma em 1927, criado pelo artista Robert George. Daí René começou a bordar o animal em seus casacos. Anos depois passou a estampar suas camisetas de jogo e de seus colegas pra usarem nas partidas. Logo a imagem do crocodilo era imediatamente relacionada à Lacoste por onde ele andasse, criando de fato uma identidade. Daí em diante tudo que era relacionado ao Lacoste estava acompanhado do crocodilo, estratégia que hoje parece ser comum para marcas, mas antes da Lalá não era assim. 

René Lacoste com crocodilo bordado no casaco. Imagem: Reprodução

Criou a camisa polo

René era um tenista que tentava ser o mais técnico possível, então estudava seu jogo e dos adversários para conseguir evoluir sempre.  Em uma de suas análises, entendeu que as roupas precisavam ser mais confortáveis para permitir melhor performance em quadra.  As roupas típicas de um tenista eram camisas de manga longa e calças com cinto, René Lacoste cortou as mangas e criou a primeira camisa polo da história, revolucionando a moda da época. 

Camisa polo em propaganda da marca francesa em 1933. Imagem: Arquivos Lacoste

Outras criações de René

Conforme praticava tênis, as ideias não paravam de surgir e prova disso foram as mais de 30 patentes que o homem registrou ao longo da vida. Dentre elas, desenvolveu as primeiras raquetes de metal visando um objeto mais leve que tornasse o jogo mais prático. Além disso, cobria o cabo da raquete com uma fita cirúrgica para melhorar a aderência e conseguir segurá-la melhor. Outra criação de destaque foi uma máquina que lançava bolas de tênis sozinha para o jogador conseguir treinar sozinho. Chave né?

Maquina lançadora de bolas e raquete de metal. Imagem: Arquivos Lacoste

Relação com a música

Chegamos à ultima das curiosidades. A marca de René por muitos anos não teve o olhar voltado à música brasileira, principalmente se tratando de funk e rap. Independentemente disso, os artistas não deixaram de citar a Lacoste em suas letras e parece que de um tempo pra cá as coisas estão mudando. Depois do Kyan recusar o patrocínio pois os pagamentos seriam feitos com as próprias roupas, a marca conseguiu fechar contrato com outras caras da cena. Os irmãos Kayblack e Caveirinha são patrocinados, colaram até em uma partida de tênis na França e MD Chefe também participou de uma das campanhas da marca. No funk, MC Hariel tem contrato onde até um boné exclusivo de 10 anos de sua carreira foi produzido pela Lacoste. 

MC Caverinha e Kayblack para Lacoste. Imagem: Reprodução

E você, sabia de alguma dessas curiosidades?

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers