Os podcasts das quebradas

Tecnologia 2 semanas atrás

Certamente você já ouviu falar sobre podcast por aí. Essa forma de consumir conteúdo está ganhando ganhando cada vez mais espaço nas plataformas de streaming, principalmente pela facilidade de fazer e falar sobre todos os tipos de assunto – inclusive de periferia e juventude. O Portal KondZilla fez uma lista com alguns dos podcasts feitos pela quebrada e que envolvem assuntos da quebrada.


Foto por: Reprodução // Imovelweb

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming e de um modo geral é um programa no formato dos programas de rádio – só que divulgado pela internet. O formato tem uma alta potência de comunicação, que pode levar informação, educação, entretenimento e qualquer outro assunto, ou seja, não existe limite para a criatividade quando o assunto é criar um podcast. A principal vantagem é que pode ser ouvido quando o usuário desejar (diferente do rádio, que você tem que ouvir o programa no horário estipulado). Nos principais aplicativos de streaming, como Spotify e Deezer, já existe uma coluna para podcast e qualquer pessoa pode disponibilizar seu conteúdo no aplicativo. Em alguns testes feitos, em menos de 30 minutos o podcast já aparece na busca do aplicativo.

Nas periferias, já têm uma galera produzindo conteúdo via podcast, desde falar dos problemas cotidianos da sua quebrada até pra falar sobre rap, um gênero musical que surgiu nas comunidades afro-descendentes nos Estados Unidos e se expandiu para todo mundo chegando nas periferias brasileiras. Caso você esteja perdido a procura do seu novo podcast favorito, esse conteúdo não chegou até você. Confira nossa seleção:

#Podcast, Mano
O Podcast, Mano surgiu inicialmente com a proposta de conversar sobre rap, pois é um assunto que os fundadores têm em comum, a necessidade de ser online é por conta que os integrantes moram em cidades diferentes. O time de apresentadores e redatores é composto por: Henrique Ramos, Lucas Wildemberg, Matheus Barros, Paulo Silva (ProsDoc), Thais Campos, Thiago Leve, Beatriz Carvalho, Filipe Fortunato e Matheus Morais. Todos se conhecem através da plataforma Genius Brasil, do qual também fazem parte. A questão central é gravar as conversas e, consecutivamente, disponibilizar isso online no formato de podcast. No final de 2018, saiu uma lista de melhores podcast e o “Podcast, Mano” estava na lista dando mais visibilidade e engajamento para o trabalho dos jovens. O Podcast, Mano também é um site com a mesma pegada a discutir, informar e disseminar conteúdos relacionados ao Hip-Hop, tendo como foco, mas não só, a mídia podcast.

#data_lábia
O data_lábia é produzido pelo data_labe, um laboratório de dados e narrativas na favela da Maré que surgiu em 2015, comunidade do Rio de Janeiro. A equipe é composta por Clara Sacco, Eloi Leones, Fernanda Távora, Gilberto Vieira, Juliana Marques, Hannah de Vasconcelos e Giulia Santos jovens moradores de territórios populares que produzem novas narrativas por meio de dados. A ideia do podcast é falar sobre diversos assuntos e pautas que afetam os moradores das comunidades cariocas e tudo de mais quente que está rolando nas redes e no mundo, sempre com algum convidado para somar no diálogo. O data_lábia tem episódios que falam sobre discurso de ódio na internet, violência na Maré e até a geração cidadã de dados.

#Podcast Lado B – Periferia em Movimento
O Periferia em Movimento é um coletivo de comunicação sobre periferia, criado a partir das periferias por jornalistas do Extremo Sul de São Paulo. Incomodados com as narrativas limitadas, geralmente de conotação negativa e superficial apresentada pela mídia tradicional sobre a realidade das favelas, a turma arregaçou as mangas e fez acontecer. Os jornalistas se organizaram, amadureceram a ideia enquanto coletivo para contar a própria história lutando por uma mídia mais democrática e plural. O podcast produzido pelo Periferia em Movimento tem o nome de “podcast Lado B” e tem 3 episódios até o momento, contando com a participação de especialistas de cada assunto na conversa.

#Quebradev
O QuebraDev é um podcast de origem periférica que surgiu com o objetivo de representar quem é de quebrada na área de tecnologia, e ajudar quem tem interesse em ingressar na profissão priorizando o diálogo com quem é de quebrada. A estrutura da parada é bem informal, usando o método para levar diferentes assuntos a vários ouvidos. São pautas técnicas e não-técnicas que abrangem assuntos tecnológicos, sociais e políticos que atingem diretamente a vida da galera periférica e a sociedade como um todo.
O QuebraDev apresenta a cultura das ruas com humor e se denominam como o podcast mais “perifa-técnico do planeta”. As vozes ouvidas no QuebradaDev são Bruno Dias, Gustavo Castilião, Junior Pereira, Kaio Teixeira, Matheus Hernandes e Reginaldo Junior.

E aí, se sentiu inspirado para criar um podcast falando sobre seu cotidiano, dificuldades ou até mesmo curiosidades? Com o aumento de podcast que vão surgindo diariamente, alguns blogs e sites foram surgindo para auxiliar a galera que quer se jogar para essa forma de produzir conteúdo, então se você quiser criar o seu próprio podcast, pegue seu gravador, seu fone e todos equipamentos necessários, se informe sobre os melhores plataformas para hospedar e vai que vai.

Comentários