HERvolution

“Mães do Brasil”: personagens são potências para as favelas

08.05.2022 | Por: Carolina Matias

Mães do Brasil” conta a história de seis mulheres de diferentes regiões do Brasil. 

O especial mostra o quanto as redes de apoio são fundamentais para a luta cotidiana da família dessas mães.

“Mães do Brasil” é uma coprodução da Favela Filmes, KondZilla e TV Globo. Tem parceria da Central Única das Favelas (CUFA). Sua estreia foi no dia 1 de dezembro de 2021.

Além de contarem sobre as condições como mães, essas mulheres têm em comum a luta pela sobrevivência. Elas resistem em um cenário que se tornou ainda mais difícil com a pandemia.

A produção “Mães do Brasil” mostra histórias inspiradoras de chefes de família mobilizadas pela vontade de realizar seus sonhos. E, sobretudo, pelo amor a seus filhos.

Neste Dia das Mães, conheça um pouco mais sobre esse especial documental. O filme conta histórias incríveis de diferentes mães do Brasil. Confira tudo aqui no Portal da KondZilla!

“Mães do Brasil” foi inspirado nas “Mães da Favela”

As Mães da Favela são potências para a sociedade e para as favelas. No especial documental, elas contam suas experiências como mães. Elas falam também sobre o que é ser mãe, os prós e contras da gestação. E o quanto isso implica nas escolhas que elas têm que tomar.

Muitas mães solo seguem sustentando seus filhos como podem. Só quem é mãe sabe da solidão diária de se estar nessa condição. E isso é resposta às problemáticas da sociedade e das desigualdades sociais vividas pelos brasileiros.

Uma das principais problemáticas, por exemplo, é o fato de não conseguirem alimentar seus filhos. Mesmo assim, elas se desdobram e fazem de tudo por seus filhos. “Mãe é aquela que faz tudo”, conta uma das entrevistadas do documentário.

Ações da CUFA 

Mães da Favela é uma ação da CUFA (Central Única das Favelas). Segundo o fundador da CUFA e da Favela Filmes, Celso Athayde, “Mães do Brasil” surgiu entre as ações humanitárias. Essas feitas nas quebradas durante a pandemia. 

Com a distribuição de cestas básicas, de chips, transferência de renda, entre outras ações. A gente percebeu que, para além daquele sofrimento, havia vida, alegria, potência e uma extrema resiliência ali. Inspirados nessas histórias, resolvemos nos juntar para mostrá-las para o mundo através do especial “Mães do Brasil”, explica ele.

Em 2020, no pior período da pandemia, a CUFA arrecadou mais de 40 mil toneladas de alimentos. Atendeu a mais de três milhões de famílias, de cinco mil favelas de todo o país. Para quem quiser contribuir, as doações podem ser feitas pelo site www.maesdafavela.com.br.

O projeto “Mães da Favela”, da CUFA, surgiu da necessidade de se fazer uma grande ação humanitária. Ações diante da tragédia da pandemia, o que acometeu as favelas e, principalmente, as mães desses territórios.

“Mães do Brasil”: conheça as personagens

“Mães da Favela” é um especial documental protagonizado por mães de diferentes favelas do Brasil. É sobre a troca entre as mães, mostrando muita fé, força de vontade e conquistas da vida. Elas são verdadeiras senhoras do próprio destino! 

No especial, as mães contam também de sonhos realizados, e que ser mãe da favela é nunca desistir. Conheça agora um pouco de cada personagem desse especial documental:

As Mães do Brasil

Aline Souza

Aline Souza – Mães do Brasil // Reprodução.

Moradora do bairro do Curuzu, na capital baiana, Aline Souza é mãe de três filhas. Ela tem 44 anos e passou por muitas dificuldades na sua infância. Ela ficou desempregada durante a pandemia e decidiu vender acarajé para sustentar sua família. O sonho de Aline é voltar a estudar e se tornar enfermeira para dar uma vida melhor às suas filhas.

Elaine Torres

Elaine Torres – Mães do Brasil // Reprodução.

Ela vive na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, tem 33 anos e é mãe de seis filhos. A história de Elaine foi a inspiração para a CUFA (Central Única das Favelas) criar o projeto “Mães da Favela”.

Ela também tem o sonho de se formar e superar as dificuldades da vida. Com isso, garantir um futuro melhor para seus filhos.

Eulária de Jesus

Eulária de Jesus – Mães do Brasil // Reprodução.

Ela tem 67 anos e também é de Paraisópolis, São Paulo. Eulária é natural de Minas Gerais e chegou em São Paulo com 18 anos. Ela dedicou grande parte da sua vida para cuidas das pessoas, principalmente crianças. Eulária virou a cuidadora da favela de Paraisópolis, cercada por 100 crianças recebendo seu afeto e cuidado.

Liane Pereira

Liane Pereira – Mães do Brasil // Reprodução.

Mãe de seis filhos, ela tem 38 anos. Vive na Vila Esperança, no município de Montenegro, Rio Grande do Sul. Ela foi criada pelos avós e teve uma vida simples no interior gaúcho.

Sua história teve muitos desafios e lutas, sempre em busca de oferecer um futuro melhor para seus filhos. Assim como algumas outras mães do especial, ela sonha em concluir seus estudos.

Loanda Rufino

Loanda Rufino – Mães do Brasil // Reprodução.

Ela tem 54 anos e é mãe de três filhos. Atualmente mora em Nova Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela é apaixonada pela vida e tem um olhar revolucionário para o futuro. Loanda atua em movimentos sociais.

Ela é conduzida pelo que mais acredita: viver em um mundo melhor e com pessoas melhores. Mesmo com as dificuldades, ela buscou forças para vencer os desafios e inspirar outras mulheres da sua comunidade.

Rosimeire Miranda

Rosimeire Miranda – Mães do Brasil // Reprodução.

A mais jovem das personagens, Rosimeire tem 26 anos. É mãe de três filhos e vive na comunidade de Hileia, em Manaus. Ela também viveu um passado muito difícil e teve que se reinventar para enfrentar os desafios.

Para garantir o sustento da família, ela atuou como ambulante. Porém, a pandemia a impediu de continuar. Depois, ela abriu um pequeno negócio na frente da sua casa. Ela contou com o apoio de algumas pessoas.

Disponível na Globoplay

Você pode conferir esse especial documental incrível na plataforma de streaming GloboPlay.

Conheça a história dessas mães que representam tantas que vivem no Brasil. As Mães da Favela são potência e inspiram outras mulheres. Mãe é aquela que faz tudo!

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA