HERvolution

HERvolution movimenta a música urbana com camping ManDELAS

17.11.2022 | Por: Janaine Fernandes

Criado com o objetivo de reunir mulheres do funk para fazerem uma troca pessoal e profissional totalmente ligadas à música, nesta quarta-feira (16) o HERvolution realizou mais um camping, dessa vez com foco no mandelão. Neste evento a ideia é juntar as minas no estúdio para criarem música de forma coletiva, e pra isso mais de 20 artistas foram convidadas.

Entre os nomes presentes temos Nathy MC, artista do selo HERvolution, MC Vênus e MC Bellatriz, da Olimpo Records, MC Rosinha e MC Kayara, da Iluminadas Produtora, MC Camih, da Só Mandelão Original, MC Zanquetta, da Ritmo Dos Fluxos, MC May Viana, da MR Produtora, DJ Ju Guerra e MC Mari Raia, do Club DZ7 e MC Odhara, Lótus, MC Marie e Tata Cordeiro, que são artistas independentes. 

Em entrevista com a funkeira Lótus, ela conta que conheceu o mandelão por volta dos seus 12 anos, lá no Baile do Bega, em Paraisópolis, e que desde então se encantou pelo ritmo, tanto que batizou o seu cachorro de “Mandela”. Diante da oportunidade, a artista também falou que ficou muito contente em receber o convite e ressaltou a importância de ter mais mulheres dominando a cena funk. “A gente tem a Dricka, tem a Pipokinha, mas eu acho que a cena tem que enriquecer mais com as mina, tem que ter mais mina botando a cara, estourando sucesso em carro de som, em baile funk e fazendo acontecer”.

MC Cami durante gravação no Camping ManDELAS

Outra artista que também falou sobre empoderamento feminino foi May Viana, artista que saiu de Recife e veio para São Paulo buscar uma oportunidade no funk. “Esse movimento está levantando não somente o empoderamento feminino, como também está abrindo oportunidade para novos talentos e para mostrar que as meninas também têm um potencial muito grande. É muito massa a Kond estar abrindo esse espaço”.

No Camping ManDELAS, a criatividade dominou a cena e as artistas presentes não só puderam captar suas vozes, mas também criar novas músicas, conhecer funkeiras de regiões diferentes, criar vinhetas para DJs e produtores, e muito mais! Ao todo, cerca de 20 músicas saíram como resultado dessa união.

O projeto de realizar um camping feminino foi idealizado por Alana Leguth (criadora do HERvolution e sócia-diretora da Kondzilla Filmes) para apoiar e dar visibilidade para as mulheres que estão no corre musical, mas que comumente não são vistas na sociedade com o mesmo peso que artistas masculinos, sendo estas na maioria das vezes ofuscadas nas músicas, nos sets, nos feats, nas lines dos eventos, que acabam tratando o público feminino como “a cota”.

MC May Viana durante gravação no Camping ManDELAS

Para Alana, é muito gratificante fazer isso acontecer, pois nesses 11 anos de atuação no mercado, nunca foi impactada por um camping feminino. “É união, é fazê-las enxergar que não tem necessidade de competição, que elas tem sim muita coisa em comum, possivelmente passam pelas mesmas dificuldades, machismos… Então é necessário deixar de lado essa competição e corrermos juntas”, comenta a criadora do projeto.

Pensando no futuro, Alana Leguth comenta que este evento é “apenas uma pontinha” do que está prestes a acontecer. “É união. Eu faço pelas minas da música, independente de ser do meu selo ou não”, afirma.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers