Trilha sonora de "Irmandade" vai de Racionais MC's ao pagode

Autor: Karolyn Andrade

Fotos por: Divulgação

Rap | 31/10/2019 12:38:30

Anexo faltante

A série “Irmandade” estreou mundialmente na Netflix na sexta-feira (25). A trama nacional traz o espectador para a realidade do sistema carcerário do país a partir da visão do preso, como falamos aqui. O seriado tem chamado atenção em diversos sentidos seja pelo roteiro, atuação, fotografia direção ou música. Cola no Portal KondZilla porque hoje é dia de falar da trilha sonora.

Filmes e séries utilizam diversos recursos para prender a atenção do público durante a narrativa, um deles é a trilha sonora que embala as vivências dos personagens. Uma boa trilha é um indicativo de qualidade por isso sua escolha é tão importante, pois compõe a história, auxilia na construção dos personagens e na sensibilização do público porque  associamos diretamente o som com cena ou personagem. 

Muitos seriados mandam bem e acabam eternizando músicas ao decorrer dos episódios, em “Irmandade” não foi diferente. A trilha foi idealizada por Rica Anabis, Nick Graham Smith, Tejo Damasceno e André Lucarelli e se encaixa perfeitamente com a história dos personagens. É possível sentir a representatividade e extensão da narrativa para fora das telas por meio dos sons.

A trilha conta com nada mais nada menos que Racionais MC’s, o maior grupo de rap da América Latina. Logo no primeiro trailer podemos ouvir “Capítulo 4, Versículo 3“, música que compõe um dos álbuns mais importantes do rap nacional, o “Sobrevivendo no Inferno”, música que logo na sua introdução faz um protesto contra a violência policial vivenciada por jovens negros devido ao preconceito. 

Para compor a trilha, ainda tem nomes pesados como o grupo Sistema Negro, Pavilhão 9, Thaíde e Dj Hum, em cada cena nos confrontam com as mensagens diretas que ecoam como um grito. Nos momentos mais emocionantes e vibrantes quem assume o embalo são os grupos: Sem Compromisso, Só Pra Contrariar, Negritude Junior e o cantor Amado Batista.

Dá uma conferida na trilha sonora pesadíssima completa: 

 






 

A trilha sonora traz representatividade exatamente como a trama, é importante ouvir músicas dentro da série que relatam histórias reais para que jovens da quebradas se vejam também por meio do som. Outra série da plataforma com a mesma pegada é “Sintonia” na qual a trilha é composta por muito funk e foi um grande sucesso por representar o estilo musical dos moradores.

Leiam também:
Escute a trilha sonora de “Sintonia”

As dicas de “Ritmo + Flow” pra quem quer ser cantor

O que tá rolando no rap nacional em 2019

O quê você
procura?