Seis lições de "Sintonia" pra você não ir pras ideia

Autor: Wenderson França

Fotos por: Rafael Morse // Netflix

Sintonia | 29/08/2019 12:28:50

Anexo faltante

Estamos chegando na terceira semana da estreia da série “Sintonia” e os feedbacks não param de chegar. Sucesso no Youtube, na Netflix, na crítica e no público, “Sintonia” foi um marco para as favelas de São Paulo e do Brasil inteiro. Por isso, buscamos dar voz aos próprios moradores e notamos que a quebrada se viu representada em “Sintonia”. Sendo assim, o Portal KondZilla passa a visão de 6 lições para você aprender na série e não parar nas ideia. AVISO: Spoilers à frente. Se você não viu a série, algumas informações que citamos aqui podem te adiantar o que vai acontecer.

  • Dondoka rouba a música de MC Doni

Doni, um dos personagens principais do seriado, é um MC iniciante na música, típico moleque de quebrada tentando correr atrás dos seus sonhos no cenário do funk. O problema é que, assim como os MCs da realidade, Doni solta algumas músicas sem que elas sejam registradas e acaba tomando um golpe de MC Dondoka, uma artista estourada. Então, se você é um artista de quebrada e ta começando, antes de soltar as músicas na internet e nos veículos de comunicação, tenha um registro dela. Mesmo que simples. Doni já vacilou, você não vai vacilar também, né?! Quer outras dicas? Então se liga nessas dicas para quem sonha em ser MC

  • O bagulho na mochila

Rita e Cacau formam uma grande amizade em “Sintonia”. Mas a questão é que não se pode vacilar. Em uma das cenas, Jussara, a mãe de Cacau, pede para ela não andar com Rita, pois julga a amiga uma companhia não muito boa para a filha. Vocês já devem ter ouvido ordens parecidas a essa dentro de casa, né?! O problema é que como qualquer adolescente, Cacau resolveu não seguir os conselhos da mãe e vai vender produtos piratas no metrô com Rita até que é pega e os guardas encontram maconha em uma mochila da Rita que estava com Cacau. O resto vocês já sabem, né?! Cacau não foi parar nas ideia, mas se deu mal. Resumo: conselho de mãe é coisa que não se brinca né.

  • Use camisinha

Formigão e Rita vivem um par romântico e como qualquer casal, os dois transam, o problema é que a camisinha estoura. Preocupados, os jovens não sabem o que fazer e entram em uma discussão até que descobrem que a camisinhas estava vencida. Rita resolve então colocar a culpa em Formiga que se defende dizendo “Porr# Rita nem camisinha você tinha”. Resumo: sexo é para ser feito com compromisso, ambos são responsáveis pelo ato. Homem ou mulher, a obrigação é andar prevenido! Preservativo também tem validade jamais deixe de conferir se está tudo correto. Afinal, a cada mil adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos, 68,4 ficaram grávidas e tiveram seus bebês, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde.

  • Não é o demônio, é violência contra mulher

Não sei se vocês já perceberam, mas Rita é a dona do K.O, ela está sempre envolvida em todos os buchichos. Mas pega a visão que esse é de responsa e não pode dar vacilo. Em “Sintonia” é muito abordado o tema religião através da igreja evangélica, e em uma das cenas, Rita está saindo da igreja quando uma irmã corre até a pastora Sueli para pedir ajuda. Ela alega que seu marido está com o “demônio”. Rita percebe que na realidade não existe demônio nenhum, o que tem é um homem querendo agredir sua companheira e logo passa o papo. “Se você encostar mais um dedo nela cê vai parar nas ideia”. Resumo: agressão é agressão e não tem nada a ver com religião. 536 mulheres foram agredidas por hora em 2018, segundo dados do Fórum de Segurança Pública.

  • Valorize seus pais

Doni e o Tio Chico tem uma relação complicada porque o pai não entende que o filho quer ser um MC e levar a sério a profissão de artista. Isso faz com que a relação dos dois se desgaste e que Doni esqueça um pouco o valor do pai. O maior ensinamento da história dos dois é que a gente tem que valorizar nossos pais, independente de tudo, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã. Mas, além disso, os pais também tem muito a aprender também, principalmente, quando se diz respeito a apoiar os filhos. Resumo: a família é muito importante.

  • Amizade é a melhor coisa

Apesar de escolherem caminhos diferentes, Doni, Nando e Rita estão sempre disponíveis pra ajudar uns aos outros, mesmo quando alguém dá aquela ramelada. “Sintonia” retrata como ter amigos é uma das coisas mais importantes da vida porque sem eles, vish, nós estaríamos perdidos. Assim como o trio mostra, a gente tem que sempre estar perto dos nossos porque eles não vão nos abandonar quando o kisuco ferver. Resumo: uma parceria forte vale por uma vida toda.

Pegou a visão? Então não deixe de absorver o papo e assista “Sintonia” na Netflix para você também não parar nas ideias. Não tem conta? Essa é pra você que quer assistir “Sintonia” e não tem Netflix, os meninos NGKS te mostram o caminho da luz.

Leia também:

Os melhores memes de Sintonia
Entenda as gírias de Sintonia

Assista também:

ASSINE A NEWSLETTER

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO NOVO PORTAL KONDZILLA!

O quê você
procura?