Aprenda a ser um “favelado investidor” com Murilo Duarte
Créditos: Reprodução // Redes Sociais
- Por Wenderson França

Aprenda a ser um “favelado investidor” com Murilo Duarte

Falar sobre investimento parece ser complexo demais para quem sempre viveu no aperto financeiro. Afinal, todos sabemos que passamos 11 anos dentro de uma escola sem sequer ouvir falar em educação financeira. Se você é morador de favela e estudante de escola pública, então esquece, talvez você nunca tenha escutado falar que investindo, mesmo que pouco, pode mudar a sua vida. Pensando nisso e podendo falar da quebrada para quebrada, Murilo Duarte e Vinicius Matheus Dias, moradores da Zona Oeste, quebrada do Jd. João XXIII, fundaram o canal no Youtube “Favelado Investidor“. Com seus vídeos, a dupla vem ensinando a periferia a captar recursos através de imobiliárias e bolsa de valores. Cola com o Portal KondZilla e aproveita para organizar as suas finanças

Ser bem sucedido não é uma questão de nascer rico, e sim de bons hábitos. Murilo, um dos fundadores do canal “Favelado Investidor”, nasceu na quebrada em uma família humilde mas tem buscados formas de mudar sua realidade. “Sempre morei na quebrada, minha família não é rica, todo mundo trabalha. Nunca faltou o que comer, comecei a trampar cedo, para ajudar em casa”.

Colocando bons hábitos em prática e poupando dinheiro para chegar aos seus objetivos. “Quando moleque gastava dinheiro com roupa, rolê, queria ter tudo e gastava mais do que ganhava. Ainda não tinha a visão de hoje, mas depois que aprendi a investir, comecei a ler, estudar e minha mente mudou totalmente. Agora priorizo usar a grana com o que vai me fazer alcançar meus objetivos”.

Fazer dinheiro não é algo rápido, você vai precisar ser uma pessoa paciente. “Eliminei o pensamento imediatista de querer curtir o agora, para o pensamento a longo prazo aonde vou desfrutar lá na frente o que estou plantando agora”.

View this post on Instagram

Você não é o que diz, nem o que acha que é, mas aquilo que faz diariamente. Quer ter uma vida nova e realizada? Comece uma transformação em si mesmo. – Seja tudo aquilo que você pode ser, mas não é porque vive dando desculpas e escapando pela tangente. – Apenas PARE! – Pense, reflita e mude de direção. Você não pode resolver um problema com a mesma mentalidade que o criou, é preciso estar um nível acima. – Então, comece agora a evoluir diariamente para sempre ser maior que seus desafios e do tamanho ideal para realizar seus sonhos. #desenvolvimentoprofissional #mindset #mentalidadedesucesso #vocêpode #empreendedorismodigital #mkt #liderança #autoajuda #lifecoach #motivação #repost #facaomelhor #diferencial #destaque #preco #valor #consultoriadecarreira #treinamentos #consultoria #consulting #company #empresa #empresas #empreendimentos #faveladoinvestidor #finanças #dinheiro #educaçaofinanceira #mepoupe

A post shared by FAVELADO INVESTIDOR (@faveladoinvestidor) on

As coisas realmente não são fáceis. Sobreviver com um salário mínimo é bem difícil. Mas buscando conhecimento e poupando um pouco você consegue fazer os seus primeiros investimentos. “O primeiro passo é o conhecimento. O mundão é louco, se você não tem muitas condições vai ter que criar com o tempo. Por isso, precisa estudar, trabalhar, acordar cedo, você precisa ser 2, 3, 5 vezes melhor a cada dia”. Mesmo passando do primeiro estágio você ainda vai precisar se controlar e ser uma pessoa organizada, tudo isso faz parte do sucesso. “Quando a grana vir, você começa com o básico, organiza seu dinheiro, faz sua reserva de emergência (uma grana guardada para usar se der algum b.o) e nunca pare de estudar”.

Está pensando em investir? você vai aprender um pouco mais como fazer isso no vídeo “Como Investir na Prática” com os favelados investidores. “Comece a investir todos os meses, até que com o tempo vai ver a grana aumentar. Ai você vai poder dar uma condição melhor para a sua família e, não pare por aí, crie um negócio, venda, ensine, compartilhe, continue sempre em busca do progresso”.

Faculdade e a ideia do canal no youtube

Vindo de família humilde das favelas da Zona Sul de São Paulo Murilo teve que ir para a batalha com apenas 16 anos. Seus pais não tinham como o ajudar a ingressar em uma universidade e as políticas públicas até chegaram na favela, mas ainda era bem difícil o acesso a faculdade. Mesmo assim, a força de vontade do favelado investidor falou mais alto. “Não tive ajuda da minha família ou benefício para pagar as mensalidades da faculdade. Trabalho desde os 16, no começo da facul era menor aprendiz, a mensalidade era mais cara que meu salário, então decidi fazer um financiamento privado para pagar a metade por mês durante o curso e a metade depois de me formar”. Pode acreditar, todo sacrifício vale a pena pois a vitória vem. “Com o tempo consegui um trampo melhor no banco e hoje sou auditor. As pessoas precisam eliminar o pensamento imediatista, para o pensamento a longo prazo e desfrutar o que está plantando agora, lá na frente”.

A ideia do canal “Favelado Investidor” veio ainda dentro da universidade. “Estudo com o Vinicius desde o ensino médio. Quando chegamos na faculdade começamos a aprender sobre finanças e entramos em um estágio no Banco Bradesco. Fizemos uma apresentação na faculdade sobre investimentos, foi aí que descobrimos que ninguém investia, logo pensamos ‘se o pessoal da facul e do Banco não manja, imagina o pessoal da quebrada'”.

O canal mostra a importância de olhar para favela e mostrar para os seus que é possível. “Existem vários canais de finanças no YouTube, mas a maioria usa exemplos pra quem tem mais dinheiro, fizemos um canal pra todas as classes, mas principalmente pra quebrada, pra mostrar que dá pra começar a investir com pouco, como nosso próprio linguajar, sem frescura. Para quem não acredita, ou acha que é impossível, eu sou o exemplo que dá para investir, mesmo com pouco, e todo mundo precisa saber disso”.

Formados, empregados e inspirando pessoas Murilo e Vinicius dão sentido a frase “Favela Venceu” – lema da KondZilla. Por isso, Murilo deu o papo. “O progresso está logo ali, assim como eu busco todos os dias, meu conselho é que vocês busquem também. A parada não é só dinheiro, procure melhorar em todas as áreas da sua vida, só assim você vai ser bem sucedido. Não importa de onde você veio, o que é importa é para onde vai”. Já dizia MC Alê em Perdoa Mãe “Mundão girou e as contas de casa nós quitou“.

Canais e livros para se inspirar por Murilo “Favelado Investidor”

Canais no Youtube
Flávio Augusto (Geração de Valor)
Geração de valor é um projeto fundado pelo Flávio Augusto, um dos maiores e melhores empreendedores que o Brasil já teve. Não só o canal dele, como os livros, me inspirou a correr atrás dos meus objetivos.

Thiago Nigro (Primo Rico)
O Primo Rico, do Thiago Nigro foi excelente porque me identifiquei com ele em muita coisa, como por exemplo hábitos de leitura, tomada de decisões sobre investir em Renda Variável, principalmente ações, e comportamento que devemos ter diante das dificuldades que nos deparamos durante nossa vida.

Nathalia Arcuri (Me Poupe)
O me poupe, da Nathalia Arcuri, foi onde tive grande aprendizado no começo do mundo dos investimentos, porque além dos livros que eu já lia, ele conseguia exemplificar assuntos complexos em questão de minutos, com exemplos do dia a dia, focada em Renda Fixa.

Reinaldo Domingos (Dinheiro a Vista)
PhD em educação financeira, ele também é o fundador da DSOP, uma empresa especializada em educação financeira oferecendo cursos para todas as faixas etárias e também capacitação profissional. Como a educação financeira é importante para a juventude e para periferia, como conseguir ter uma disciplina com seu dinheiro e, principalmente, que sonhar é muito bom, mas realizar o seu sonho é melhor ainda!

Livros
– Pai Rico, Pai Pobre
– Segredos da Mente Milionária
– O Homem mais Rico da Babilônia
– Geração de Valor 1, 2 e 3
– Quem Pensa Enriquece
– Sonho Grande
– Investidor Inteligente
– Faça Fortuna com Ações

Acompanhe Favelado Investidor nas redes sociais: Instagram // Facebook // Youtube

Leia também:

Um papo sobre educação financeira com Reinaldo Domingos

Tags relacionadas:

Empreendedorismo

Histórias que inspiram