HQ apresenta o universo do Futebol Feminino de Várzea

06.12.2018 | Por: Kondzilla Portal

Foto por: Divulgação // Agência Mural

O futebol de várzea é um patrimônio sagrado das periferias brasileiras, um reduto do futebol raíz e muitos dos nossos craques nascem lá. No entanto, esse espaço ainda não está de braços abertos às mulheres. Pensando nessa realidade, a Agência Mural lançou uma reportagem da jornalista Priscila Pacheco feita em HQ, com produção do também jornalista e quadrinista Alexandre de Maio, que será lançada nesta quinta-feira, 6 de dezembro, na Comic Con Experience (CCXP). O Portal KondZilla te dá mais detalhes desse trampo, saca só.

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias se define como uma “agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo” e conta com correspondentes nos quatro cantos da cidade. Sobre o projeto “Minas da Várzea“, conversamos com a jornalista para saber como surgiu a ideia e como o projeto tomou forma.

“Eu não tinha nenhuma relação com várzea ou futebol, pra falar a verdade. Meu interesse surgiu ano passado, muito pela curiosidade e por retratar a conquista desse espaço, que era majoritariamente masculino”, explica Priscila Pacheco. “A pauta tinha ficado meio na gaveta, até que o Alexandre de Maio sugeriu à Agência Mural uma parceria para uma reportagem em HQ e sugeri essa pauta, que acabou rolando. Acho que esse é um formato interessante para o jornalismo, o HQ ajuda num olhar diferenciado, instiga a reflexão do leitor. Gostei bastante do resultado final”.

Para produzir o “Minas da Várzea”, a jornalista foi até Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, para ouvir histórias de jogadoras que driblam as dificuldades dentro e fora de campo. O que mais chamou a atenção dela foi a união das minas para fazer a parada acontecer, independente de qualquer problema.

“O que une todas as mulheres que falei é o amor pelo futebol e o que mais me chamou a atenção foi o quão solidárias elas são uma com as outras. O machismo ainda é muito forte no ambiente da várzea, e os times femininos têm que resistir a isso. Um dos exemplos disso é que as mulheres têm menos tempo para jogar, por exemplo”.

O lançamento oficial do HQ acontece nesta quinta-feira, 6 de dezembro, no CCXP, um dos maiores eventos de entretenimento e juventude do país e do mundo. Quem quiser adquirir o livro, é só entrar no site da Agência Mural.

Acompanhe a Agência Mural pelas redes sociais:
Twitter // Instagram // Site

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers