Eventos

Desfile de moda periférica e shows grátis na Fábrica de Cultura Jardim São Luís

08.12.2022 | Por: Karine Ferreira
Fábrica de Cultura Jardim São Luís: Núcleo de Moda realiza desfile com coleção colaborativa Crédito: Núcleo de Moda / Divulgação

No próximo sábado (10), das 18h às 20h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, vai rolar o resultado da 1ª imersão gratuita oferecida pelo Núcleo de Moda entre outubro e dezembro deste ano para criadores e estilistas das periferias. Totalmente gratuito.

O Desfile de Moda: Sonhos e Visão de Futuro se trata de uma ação que faz parte da 1ª imersão Troca de Saberes: Qual sua Moda? realizada pelo Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, sediado na unidade. Fábricas de Cultura é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Organização Social de Cultura Poiesis gerencia oito unidades espalhadas pelas zonas norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape.

Após quase três meses de formação, 15 participantes da imersão apresentam uma coleção coletiva junto com a intervenção “Visão de Futuro” proposta pelo coletivo LOYAL, movimento de moda periférica. A produção do desfile inclui a artista Karacteriza, responsável pelos cabelos e maquiagem dos modelos, e o fotógrafo do território, Vxldinei. Também estarão presentes diversos artistas locais, entre eles o coletivo CRASH PARTY, focado no público LGBTQIA+ da quebrada, além de apresentações musicais dos artistas Marabu, Alt Niss, DJs Alef e Hiper.ativo. Um público de até 280 pessoas poderá conferir os looks de forma gratuita no teatro da Fábrica de Cultura Jardim São Luís.

“Os territórios da Zona Sul de São Paulo em específico, Capão Redondo e Jardim São Luís sempre ecoaram produção de moda independente, com diversos coletivos e marcas, porém com muitas dificuldades de espaço, conhecimento técnico e de produção. O Núcleo de Moda surgiu através do entendimento dessa demanda tornando esse projeto uma possibilidade de fomentação da moda periférica dentro do programa Fábricas de Cultura, movimentando esses coletivos, marcas e brechós do território, como foi feito com nossa primeira ação. Promovemos uma imersão artística de moda, onde os participantes se inscreveram e em 12 encontros passaram por diversas vivências dentro dos atravessamentos da moda, como criação, conceito, empreendedorismo, direção de arte e muitas trocas entre eles”, conta Jaqueline Loyal, supervisora do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura e criadora do Movimento de Moda Periférica LOYAL.

No total, 30 estilistas, criadores e fazedores de moda, entre 20 e 70 anos, moradores dos bairros Jardim São Luís, Capão Redondo e Jardim Ângela, além do município de Embu das Artes, participaram desta primeira formação oferecida pelo Núcleo de forma gratuita. A maior parte dos participantes já têm suas próprias marcas, grupos e coletivos de moda nas periferias onde residem, como a marca Visual Cria, o Amora Brechó e o IG Modas. Desta forma, eles encontram no Núcleo um espaço para ampliar e compartilhar seus conhecimentos.

“O encerramento se dá pelo desfile Sonhos, que traz um grande devaneio e ao mesmo tempo a realização desses criadores de produzirem moda dentro da quebrada. Será um desfile emocionante pois são estilistas que além de trazerem suas especificidades e potencialidades, eles estão se vendo nesse espaço do universo da moda, agora com outra perspectiva: a de que a periferia faz moda“, finaliza Jaqueline. 

Em 2023 serão abertas as inscrições para a 1ª turma anual do projeto, que prevê módulos bimestrais teóricos (criação, negócios e indústria da moda) e práticos em laboratórios de corte e costura. O curso anual também busca colaborar com a construção crítica e sociocultural dos estudantes ao abordar questões relacionadas à representatividade, o espaço das periferias no mercado da moda, padrões corporais e o manifesto da contra-moda. 

Por meio do Núcleo de Moda, o programa Fábricas de Cultura incentiva profissionais da moda, como costureiras e estilistas, e comércios, entre eles, os brechós, a se conectarem com os coletivos dos seus territórios para o desenvolvimento de uma moda diversa, sustentável e rentável. 

Serviço:

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

10/12, sábado, às 18h | 10 anos | Presencial

Lotação: 280 pessoas

Grátis.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers