Filme brasileiro ‘’M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida?’ debate racismo; veja o trailer
O filme brasileiro “M-8 Quando a Morte Socorre a Vida?”, do diretor Jeferson De, ganhou um novo trailer. O longa inspirado no livro de mesmo nome do escritor Salomão Polakiewicz ainda não tem data de estreia prevista, afinal estamos no meio de uma pandemia de uma doença e não é hora de sair pra ir no cinema, mas se a vida se normalizar, ele talvez estreie ainda em 2020.
A história mostra Maurício, papel de Juan Paiva, um jovem negro calouro em uma universidade de Medicina. Durante uma aula de anatomia, ele conhece o M-8, o corpo que eles vão estudar durante a aula. Maurício acaba se interessando em descobrir mais sobre a identidade do corpo.
O longa traz reflexões sobre as diferentes formas em que o racismo age e mostra a luta pela busca da ancestralidade do Maurício, enquanto ele tenta descobrir mais sobre o M-8. Nessa jornada, ele conta com a ajuda da mãe Cida, uma mulher preta e enfermeira, interpretada pela atriz Mariana Nunes.
Além de Juan e Mariana, o elenco ainda conta com Giulia Gayoso, Bruno Peixoto, Fábio Beltrão, Zezé Motta, Ailton Graça, Alan Rocha, Rocco Pitanga, Dhu Moraes e Léa Garcia. Os atores Lázaro Ramos, Malu Valle e Henri Pagnoncelli fazem participações especiais.
Quem é o diretor Jeferson De
Jeferson De, o responsável pelo filme, é cineasta da cidade de Taubaté, em São Paulo. Antes de fazer sua estreia como diretor de cinema, ela passou por vários programas de TV, em emissoras como MTV e SBT e chegou a dirigir curtas, como “Narciso Rap“. Seu primeiro longa-metragem, “Bróder“, de 2011, concorreu ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e chegou a ser selecionado pelo Festival de Berlim.
Foto: Marcello Casal // Agência Brasil
Além de abordar o racismo e a negritude em seus filmes, no ano 2000, ele escreveu o manifesto do Dogma Feijoada, um movimento de cineastas negros. Alguns dos dogmas do movimento envolvem: protagonistas negros, diretores negros, história relacionada com a realidade dos negros no Brasil, sem estereotipar nenhum personagem, e outros temas relacionados.