Estúdio anuncia o lançamento de “GTA brasileiro”: o 171
Um dos games mais esperados no Brasil acaba de ganhar trailer oficial em sua versão Alpha. No próximo dia 17 de novembro, “171” (o GTA brasileiro), chega ao país na Steam para PC, mas futuramente, o game também será lançado para Xbox One, Series S e X, Playstation 4 e 5 e Nintendo Switch.
Com produção do estúdio brasileiro Betagames Group, o jogo de mundo aberto “171” traz um mapa inspirado na cidade de Sumaré, em São Paulo, além de inúmeras referências de artigos populares na nossa cultura, como camisas de time, mercadinhos, moradores de rua, propagandas e mensagens em pontos de ônibus e muito mais.
Dá uma olhada no trailer oficial:
No vídeo, dá pra notar diversos detalhes sobre o arsenal disponível, cenários e sistemas que estão atrelados ao comportamento do jogador. Além disso, será possível conquistar diversos territórios, criar embate com a polícia e com gangues que comandam as comunidades dentro do jogo e até mesmo adquirir armas e outros equipamentos com vendedores ilegais, mas isso tudo vai depender do horário e local.
Com menos de um mês para o lançamento, o game tem recebido diversos elogios nos comentários do o trailer oficial. Algumas pessoas comentam sobre a similaridades com os mods de Grand Theft Auto, o famoso GTA.
Aqui no Brasil, esse game da Rockstar é um dos favoritos da galera de quebrada, e não é atoa que com o seu sucesso surgiram vários mods que fazem com que o jogo tenha a estética brasileira. Um dos mais vendidos para Playstation 2 foi o “GTA Rio de Janeiro”. Neste mod, além do personagem vestir a camisa verde e amarela da nossa seleção, também mostra com detalhes a praia de Copacabana, Cristo Redentor e muito mais.
Já no GTA V, última versão lançada em 2013, o jogo também é carregado de mods que fazem referência ao Brasil, seja em carros, objetos, lugares e muito mais. Até algumas lendas urbanas da nossa cultura fazem parte do jogo, se liga só:
Vale ressaltar que esses mods com várias versões só funcionam no PC ou no Play2 e são criações de fãs do jogo, que com o intuito de arrecadar uma grana e fazer a alegria da galera, vendem essas programações no mercado paralelo, mas sem a autorização da desenvolvedora Rockstar.
Já o estúdio brasileiro que está produzindo o “171”, a Betagames Group, soube aproveitar da melhor forma toda essa nossa paixão pelos mods brasileiros de GTA, que é uma cultura que já está presente há décadas no nosso país. Além disso, a empresa embarca na onda do Brazilcore — essência brasileira — para colocar essa estética em evidência, o que certamente atraiu um grande público e deve render alguns milhões.
Esse ano, a expressão “Brazilcore” ganhou força nas redes sociais e depois que começou a ser utilizada por influenciadores gringos, que passaram a compor seus looks usando as cores da bandeira brasileira para exibir uma estética que sempre fez parte da cultura periférica mas que só começou a chamar a atenção quando foi utilizada por pessoas que não fazem parte da cultura. Virou até trend com funk por lá, saca só.
Como forma de ressignificar o uso da camisa do Brasil, Ludmilla, Djonga e vários outros artistas tem feito o uso da mesma para desvincular toda a questão política que foi atrelada a camisa e reafirmar à quem pertence essa cultura. Leia a matéria completa em nosso site.