CEO da SoftBank diz que IA já estaria projetando a próxima geração de modelos da OpenAI
Masayoshi Son, presidente-executivo da SoftBank, afirmou em entrevista à CNBC que a inteligência artificial pode estar entrando numa fase de “superinteligência” à medida que modelos de IA passam a participar do desenvolvimento de novos modelos. A declaração ocorreu no contexto de relatos de que sistemas já estariam sendo usados para projetar versões futuras da tecnologia.
Segundo Son, engenheiros da OpenAI e o CEO da empresa, Sam Altman, relataram que um modelo atualmente em uso já desempenha função de “projetista” para a próxima geração de IAs. A SoftBank é um dos maiores acionistas da OpenAI e um investidor global importante em tecnologia.
O executivo afirmou que, em breve, os próprios engenheiros humanos não conseguirão desenvolver os modelos mais avançados sem a colaboração direta da inteligência artificial. “Assim que isso acontece, o modelo gera o próximo modelo… e ele será exponencialmente mais inteligente do que todos nós. Isso é uma superinteligência”, disse Son.
A OpenAI informou que não comenta sobre modelos ainda não lançados, mas um porta-voz ressaltou que a empresa já utiliza inteligência artificial em partes do processo de desenvolvimento de seus sistemas.
Rumo à superinteligência?
Em fevereiro, a OpenAI declarou que o GPT-5.3-Codex foi seu “primeiro modelo que foi fundamental para a sua própria criação”. A companhia explicou que versões iniciais da ferramenta foram empregadas pela equipe do Codex no treinamento, na gestão de implantações e no diagnóstico de resultados de testes e avaliações.
Son já havia tratado do tema em 2024, quando definiu a superinteligência como uma IA 10 mil vezes mais capaz que humanos e estimou sua possível chegada em até dez anos. Na entrevista à CNBC, ele revisou esse prazo para um horizonte mais curto: antes acreditava que ocorreria em quatro anos; agora afirma que pode acontecer nos próximos dois anos.
Imagem: Imagem Divulgação
O executivo também comentou seu uso pessoal do ChatGPT, da OpenAI, que diz acessar entre duas e três horas por dia, e avaliou que a ferramenta já é mais inteligente do que ele “na maioria dos assuntos”. Na sua avaliação, dentro de até dois anos a inteligência artificial poderá superar os humanos em cerca de 70% a 80% das áreas e, nos campos em que ultrapassar a capacidade humana, ser “10 vezes mais inteligente que a média das pessoas”.
A SoftBank tem ampliado sua atuação no setor por meio de investimentos na OpenAI, na Arm (empresa de design de chips), em robótica e em tecnologias para condução autônoma. Son afirmou também que a transformação provocada pela IA será 50 vezes maior do que a revolução causada pela internet no início dos anos 2000.
Com informações de Olhardigital