Comportamento

Copa no Catar: quais os cuidados que Ludmilla e Brunna devem tomar ao se apresentar no evento?

31.10.2022 | Por: Janaine Fernandes
Copa no Catar: quais os cuidados que Ludmilla e Brunna devem tomar ao se apresentar no evento?

Na tarde desta quarta-feira (26), a galera da internet surtou com o anúncio de que Ludmilla fará show durante a Copa do Mundo no Catar. O convite veio de uma cervejaria, patrocinadora oficial do evento esportivo e ao lado de Lil Baby, Jason Derulo, Craig David, Peggy Gou e vários outros grandes artistas, a nossa Rainha da Favela vai representar os brasileiros e promete fazer um showzão daqueles!

Em seu twitter, Lud  também comentou com os fãs a felicidade de estar vivendo este momento. “Finamente posso contar pra vocês que no mês que vem nos vemos no palco do maior evento do mundo, a Copa do Mundo FIFA™️, em Doha. Só vai dar o Brasil. A nossa Seleção Brasileira em campo e a Rainha da Favela no palco. Tô muito feliz com o convite! ❤️”, postou a carioca.

Apesar de vários motivos pra comemorar, principalmente pela oportunidade de Ludmilla mostrar todo seu talento para diversas pessoas de nacionalidades diferentes, uma das maiores preocupações levantada originalmente pelo Portal Popline é a orientação sexual da cantora, visto que no país que sediará a Copa do Mundo a homossexualidade é considerada ilegal e pode levar a punições severas. Mas quais são os cuidados que Lud deve ter?

Que Ludmilla é abertamente bissexual isso todo mundo já sabe, mas desde 2019 a cantora é casada com a dançarina Brunna Gonçalves e em seus shows ela faz questão de chamar sua esposa ao palco para declarar seu amor, principalmente quando toca a música “Maldivas”, música inspirada na sua amada e que normalmente rende aquele momento cheio de carinhos e até beijo na boca, mostrando que muito feliz com a relação. 

O problema é que no Catar as leis são rígidas e não permitem demonstrações de afeto em público e no caso da comunidade LGBTQIA+ a situação é ainda mais complicada, visto que a homossexualidade no país é crime e as penas podem incluir açoitamento, três anos de prisão e até mesmo execução – mesmo não havendo registros de pena de morte neste caso por lá.

Sendo assim, talvez seja válido que a artista repense em sua performance caso a música “Maldivas” esteja em seu setlist, sendo que até mesmo a letra , que trata diretamente a homoafetividade, pode ser um problema no país. “É, a minha de fé, minha preferida / Eu, eu caso com essa mulher, vou parar lá em Maldivas“, canta Lud.

Diante das leis do Catar, a FIFA fez questão de conversar com as autoridades do país para garantir que todos fossem bem recebidos, visto que a Copa do Mundo é um evento que recebe pessoas de várias nacionalidades, culturas, personalidades e costumes diferentes, mas o que foi informado é que as leis não seriam alteradas, então o ideal é que turistas tomem cuidado. Apesar disso, a FIFA também emitiu um comunicado dizendo que as bandeiras LGBTQIA+ — bandeira que Lud sempre exibem em seus shows — estarão permitidas dentro dos estádios, mas que fora deles não há como controlar a ação das leis do país.

Além de todo cuidado dentro e fora dos palcos, até a privacidade de Ludmilla e sua esposa podem estar em jogo, pois de acordo com o Hypeness, dos 33 hotéis na lista de recomendados para hospedar fãs de futebol na Copa do Mundo, pelo menos um terço recusou-se hospedar ou demonstrou preocupação com a presença de casais LGBTQIA+. Os poucos que aceitaram recomendaram não haver demonstrações publicas de afeito. A FIFA também comentou sobre o assunto, se comprometendo a “garantir que os hotéis mencionados sejam novamente informados sobre nossos rígidos requisitos em relação ao recebimento de hóspedes de maneira não discriminatória”.

Diante de leis tão rígidas, houve até um movimento para boicotar a Copa do Catar, mas o evento segue adiante e o cuidado fica pela responsabilidade de cada um que estará no país. Por aqui desejamos todo sucesso e cuidado para Ludmilla e Brunna. Que a cantora possa mostrar toda a potência da música brasileira e mostrar que o amor é livre de preconceitos.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers