Notícias

Xepa da vacina: Você sabe como funciona?

18.06.2021 | Por: Redação
São Paulo – Vacinação contra covid-19 de pessoas com comorbidade no posto drive-thru montado no Memorial da América Latina.

A Prefeitura de São Paulo anunciou que a partir desta sexta-feira (17), todas as pessoas acima de 18 anos podem se inscrever na xepa da vacina. Sendo assim, os postos que tiverem doses sobrando no final do dia podem aplicá-las em qualquer pessoa maior de 18 anos. Quer saber como funciona? Chega mais que o Portal KondZilla te explica. 

Para evitar qualquer desperdício de vacina, a Prefeitura havia anunciado um tempo atrás a xepa da vacina: uma lista de espera para pessoas fora do calendário oficial da vacinação que podem se vacinar com as doses que sobram no fim do dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A primeira lista da xepa estava englobando a galera acima de 18 anos com comorbidades, mas agora, todo mundo que é maior de idade pode entrar nessa fila de espera.

É importante dizer que mesmo na xepa tem uma ordem de prioridade, que é assim: Lactantes sem comorbidades acima de 18 anos; estudantes da área técnica de saúde em estágio, independente do período de formação; pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades.

Para se cadastrar na xepa é mole, basta comparecer na UBS mais próxima da sua casa com um documento oficial com foto e comprovante de residência. Lá, a galera vai te informar mais ou menos quantas pessoas tem na sua frente, e quando chegar o seu dia, eles vão te ligar pra você se vacinar. 

Em São Paulo, as vacinas aplicadas são as da Astrazeneza/Fiocruz, Coronavac e Pfizer. Como a data de validade delas é diferente entre si, não tem como saber qual vacina vai sobrar na hora da vacinação da xepa, mas vale ressaltar que todas as vacinas são eficazes e aprovadas pela Anvisa, e que vacina boa é vacina aplicada!

Aproveita o fim de semana pra ir se inscrever na xepa porque quanto mais cedo geral se vacinar, mais cedo a gente volta pra vida normal, pros bailes e pro mundão.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA