Funk

Wikifavela: o dicionário das favelas

16.04.2019 | Por: Jeferson Delgado

Sempre tem aquela palavra que é comum a galera falar no cotidiano da periferia, mas nem todos sabem como surgiu ou o real significado dela. Para acabar com esse problema, o Wikifavela surgiu na proposta de dicionário online para informar todos como surgiram as palavras e dialetos da favela. Chega mais que o Portal KondZilla te conta sobre essa novidade.


Foto por: Caio Humb // Portal KondZilla

O dicionário online com gírias e dialetos típicos da periferia escrito por moradores e pesquisadores está pronto para sair do forno. A proposta do layout é parecida com a Wikipedia, que permite a edição online, e é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda em fase de experiência, o Wikifavela já reuniu 284 termos elaborados por 79 colaboradores.

Batizado como “Dicionário de Favelas Marielle Franco“, em homenagem à vereadora executada há um ano, o projeto foi pensado com o objetivo de apresentar o Rio de Janeiro para o Rio de Janeiro e reunir diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.

Quem acessar o dicionário vai se deparar com o significado de coisas como: baile funk, rolezinho, turismo em favela, lan house e mutirão da laje. Além disso, ainda dá pra sacar algumas iniciativas com menos visibilidade, como o do movimento artístico Poesia de Esquina, o Museu da Maré, a história da Cruzada São Sebastião, o teatro contra a intolerância, iniciativas de comunicação popular, e muito mais.


Baile da Gaiola LGBT – Jeferson Delgado // Portal KondZilla

E você que acha que fala tudo certo e conhece todas as gírias, pode ter surpresas, no Rio de Janeiro tem algumas falhas nas informações de nomes de algumas comunidades. Por exemplo, a galera que chama a favela Santa Marta de Dona Marta e acaba causando incômodo aos moradores. Lá no Wikifavela, você vai aprender que o morro se chama Dona Marta, e a favela, Santa Marta.

A vereadora Marielle Franco, além de batizar o dicionário, assina um dos verbetes sobre as unidades de polícia pacificadora. Marielle narra como as UPPs se tornaram uma “política de repressão e controle dos pobres”, tema que abordou na dissertação de mestrado apresentada em 2014, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e que virou livro.

Qualquer pessoa pode se cadastrar no Wikifavela, acrescentar verbetes e explicações para cada um deles, contanto que se inscreva na plataforma e que a proposta esteja relacionada ao universo da periferia. O conteúdo é submetido a um conselho editorial formado por instituições de pesquisa e movimentos sociais com objetivo de deixar o texto mais fácil de ler e que todos consigam ler.

Apesar do projeto ter início no Rio de Janeiro, esperamos que tenha extensão para todas as periferias do Brasil, pois sabemos que existem milhares de gírias e dialetos que poucos sabem o significado e a melhor forma de usa-los ao redor do país. O melhor de tudo é saber que a cultura de periferia está se formalizando com suas próprias pernas e mostrando que entre becos e vielas tem muita cultura.

Acesse o site agora: wikifavelas.com.br

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
11 ANOS KONDZILLA CENA 2K22 DONAS DA CENA TRAP & FUNK VIRALIZOU PROMESSA KDZ TÁ BOMBANDO SÉRIE DE QUEBRADA OUTFIT VALIOSO JOGADOR CARO