Matérias

Vidas Negras Importam: o que está acontecendo nos Estados Unidos

01.06.2020 | Por: Gabriela Ferreira

Nos últimos dias, as ruas dos Estados Unidos foram tomadas por pessoas pedindo por justiça por George Floyd. O homem negro de 46 anos foi brutalmente assassinado por um policial branco, na cidade de Minneapolis, no último dia 25 de maio. Entenda mais sobre o caso.

Foto:Reprodução // Ruth Richardson

Segundo a polícia local, Floyd, um ex-segurança de 46 anos, foi detido após usar uma nota falsa pra comprar cigarro. O policial Derek Chauvin então “deteve” Floyd com o joelho em seu pescoço por mais de oito minutos, ignorando todas as vezes que o ex-segurança disse que não conseguia respirar. A vítima foi levada inconsciente, mas não resistiu e morreu.

O ato foi gravado por uma moça, que publicou o vídeo em suas redes sociais e logo a violência viralizou na internet. No dia seguinte, 26 de maio, a cidade de Minneapolis começou a ter protestos pelas ruas. Não demorou muito pra outras cidades começarem a se mobilizar, como Los Angeles, Memphis entre outras. Na sexta-feira, 29 de maio, o policial Derek Chauvin foi preso. De acordo com a Associated Press, ao longo dos 19 anos de carreira como policial Derek foi alvo de 20 queixas, mas a maioria foi arquivada.

Foto: Thammy Ljunglad // The Kansas City Star // Associated Press

As manifestações ao redor dos Estados Unidos foram crescendo e no dia 30 de maio chegou a mobilizar cerca de 30 cidades. Algumas dessas cidades, como Los Angeles, Filadélfia e Atlanta estabeleceram toques de recolher pra tentar conter os atos.

Até agora, mais de quatro mil pessoas foram presas e pelo menos cinco pessoas morreram desde o começo dos protestos.

Foto: Bryon Houlgrave // The Des Moines Register // Associated Press

Vidas Negras Importam

Nas marchas, as pessoas levantaram a bandeira do “Black Lives Matter”, em português “Vidas Negras Importam”. Apesar de ser uma pauta levantada há muitos anos, o BLM em si surgiu como movimento internacional e foi criado pra organizar protestos contra a violência policial com a população negra. O movimento começou como uma hashtag nas redes sociais após o policial George Zimmerman ter sido absolvido da morte a tiros do adolescente Trayvon Martin em 2012.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA