Educação

UniGraja oferece cursos gratuitos e apresenta o melhor que a favela tem a oferecer

07.01.2020 | Por: Wenderson França

Desmistificando um pouco a visão de que sala de aula precisa ser exatamente dentro de um espaço com cadeiras, livros e quadro negro, a Universidade Livre do Grajaú (UniGraja) foi fundada em 2018 por 10 coletivos socioculturais e vem oferecendo cursos para a população do extremo sul de São Paulo. As margens da represa Billings a proposta é simples: apresentar tudo o que a favela tem a oferecer, trabalhando em cima de palestras, rodas de conversa e oficinas. A proposta ainda traz um questionamento importante: o que a quebrada ensina para a vida? Ficou interessado? Então cola com o Portal KondZilla e entenda mais.

Como viver com o que a quebrada tem a oferecer? Esse é um dos pontos chaves da UniGraja. Por isso, pensando em desenvolver os jovens moradores do extremo Sul de São Paulo, o coletivo vem mostrando o quanto a favela é rica e deve ser desbravada. O programa surgiu em 2018 e vem transformando as ruas, praças, parque e a represa em sala de aula a céu aberto.

O projeto segue para o terceiro ano de existência, além de abrigar e passar o conhecimento, também tem dado oportunidade para alguns dos jovens que se destacaram nas salas de aula. Esse é o caso de Yasmin Araújo, 18 anos, atual designer do UniGraja.

“Vejo que a UniGraja impactou a minha vida e de outros jovens”, explica. “Todos saíram com uma visão mais ampla do território, das belezas e conhecimentos que residem nele”.

O intuito da UniGraja é passar ensinamentos em cursos rápidos. Essa educação visa melhorar o futuro dos jovens. “Também surgiram mais oportunidades para trabalhar com produção cultural, alguns jovens das edições anteriores do projeto estão trabalhando nele atualmente, inclusive sou um exemplo deles”, explicou Yasmin.

A UniGraja é um acumulado de conhecimento de vários coletivo: Agência Cresce; Ecoativa; Cooperpac; Graja na Cena; Imargem; Meninos da Billings; Periferia em Movimento e Salve Selva. Cada grupo oferece um curso de uma área diferente e para participar das atividades é necessário ter algum vínculo com os coletivos existentes na rede.

Quer saber dos próximos eventos realizado? Então fica de olho nos instagram que lá sai todas as novidades. Aproveite o começo do ano para fazer planos, adquirir conhecimento e mudar o seu futuro, assim como Yasmin fez.

Acompanhe a UniGraja nas redes sociais: Instagram // Facebook

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
11 ANOS KONDZILLA CENA 2K22 DONAS DA CENA TRAP & FUNK VIRALIZOU PROMESSA KDZ TÁ BOMBANDO SÉRIE DE QUEBRADA OUTFIT VALIOSO JOGADOR CARO