Matérias

Uma lista de podcasts feitos por pretos pra você seguir

29.07.2020 | Por: Gabriela Ferreira

Não é de hoje que os podcasts estão em alta, depois da febre que foi o YouTube, a nova onda foi a criação dos podcasts, um formato fácil de gravar conteúdo, independente do assunto. A gente já fez uma lista de alguns podcasts de quebradinha pra você conhecer e hoje trazemos mais algumas indicações de programas de podcasters negros pra você acompanhar. 

Juju Denden é a idealizadora do “Podcast Sem Nome. Porém, Preto“. O programa aborda audiovisual criado, produzido e protagonizado por pretos do ponto de vista da galera preta. A criadora explica a ideia surgiu da falta programas parecidos. “A ideia veio ano passado, em 2019, depois de perceber que não tinha nenhum podcast ou canal de informação de cinema preto internacional ou nacional”, explica ela. “Como grandes consumidores de cultura preta, principalmente de filmes e série, a gente sempre precisava de uma busca muito grande pra achar material sobre os filmes e geralmente eram todos de um ponto de vista branco. Então as referências, trocas e referências eram completamente distintas porque não é o lugar de fala das pessoas que estavam ali falando”. 

https://www.instagram.com/p/CDNFRpWH9vV/

Lançado em março e disponível no Spotify, o “Podcast Sem Nome. Porém, Preto” já tem seis episódios que falam sobre diversos temas como a série “Insecure”, a influência do Denzel Washington no cinema, sobre o cineasta Spike Lee e por aí vai. Além da mediação de Juju Denden, o podcast conta com mais uma galera: Aimée Silva, Asindayle Apangesy, Diogo Comum, Licínio Januário e Raul Perez

Além de ser extremamente importante ter pretos falando sobre a arte preta, como explicou Juju sobre a questão das vivências e referências, vale ressaltar que em todos os lugares ou seja qual for o assunto, é importante ter pontos de vistas diversificados. “Nós não somos tokens [uma prática superficial de incluir minorias, como pretos, LGBTS], nós temos lugar de fala em todas as profissões e em várias formas de arte, seja por trás ou na frente das câmeras”, explica Juju. “Trazer outros pontos de vistas (seja a pessoa maquiadora, empresária, videomaker) agrega porque, por exemplo, você não tem como fazer um comercial falando de coisas que você não conhece. Não têm aquele ponto de referência que realmente saiba ou a uma percepção melhor daquilo, como afeta, o que pega bem e o que não pega. Tem que ser diverso porque nós somos diversos”. 

https://www.instagram.com/p/CCZjD3LHsvs/

O “Podcast Sem Nome. Porém, Preto” trata sobre audiovisual, mas existem vários outros programas sobre outros assuntos, todos feitos por pessoas pretas. Chega mais:

45 de Acréscimo 

Podcast feito por sergipanos que trata de vários assuntos relacionados ao Futebol. 

O Lado Negro da Força

O programa é voltado para a cultura nerd, abordando assuntos diversos como filmes, quadrinhos, séries e tudo mais, sempre no ponto de vista da galera negra.

HyCast

O HYcast também é um podcast voltado pra cultura pop, mas acaba também falando de outros temas que envolvem a sociedade, sempre com um tema mais humorístico. 

Lado Black

O podcast Lado Black aborda diversos assuntos diferentes ao longo dos episódios, tem programas sobre história, assuntos que ganham notoriedade no dia a dia, filmes e muito mais. 

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA