Entretenimento

The Beat Diaspora: nova série com produção da KondZilla estreia na próxima terça

21.10.2022 | Por: Janaine Fernandes

E a espera já está perto de acabar! Na próxima terça-feira (25), o primeiro episódio da série “The Beat Diaspora” chega ao canal KondZilla no YouTube. A série faz uma viagem musical e cultural para entender como as batidas do tambor nascidas na África se espalharam através da diáspora, se modernizaram tecnologicamente e vivem em constante retroalimentação entre diferentes comunidades afro-diaspóricas. Muito mais do que apenas uma produção audiovisual, “The Beat Diaspora” apresenta a música como uma poderosa plataforma de transformação social

Durante a coletiva de imprensa que rolou ontem (21), Coy Freitas, criador do projeto, contou que a ideia da série surgiu lá em 2003, mas que só em 2018 foi quando conseguiu começar as negociações sobre o desenvolvimento da mesma. Konrad Dantas, o KondZilla, também comentou sobre a série e disse que estar neste projeto foi uma oportunidade de aprendizado, onde ele saiu do campo “videoclipes de funk“, o qual era especialista, para o campo documental e histórico. 

“Era muito louco participar de alguns processos com o Chico (Dub) e com o Dago (Donato) porque eu ficava “Não sei nada velho, que vergonha! Será que eu vou falar dancehall e é boombap?”. Eu ficava nesse lugar, sabe? Mas como eu falei, primeiro uma oportunidade de aprender, oportunidade da indústria aprender, oportunidade dos talentos que nutrem essa indústria aprenderem, porque eu já mostrei um afrobeat pra um cantor de funk e ele falou assim “Ah pode crer, agora tá todo mundo querendo imitar o funk”, e não cara, não é por aí. Está tudo conectado desde a origem”, disse Konrad.

E o chefão da KondZilla ainda completou: “Estou muito feliz em participar deste registro, deste documento histórico em um momento tão importante que a música urbana está ditando as tendências em todo o planeta, principalmente pelo fato da audiência hoje escolher o conteúdo que vai consumir. Antes a gente ficava refém da programação da TV ou rádio, hoje a gente escolhe o que vai consumir, e geralmente a gente escolhe os conteúdos que se conectam com a gente, que tenha as nossas verdades, que tenha a nossa história. É uma oportunidade de mostrar que todo favelado é igual em todo lugar do mundo. A gente está conectado, não apenas pela música, mas pela moda e tudo mais”.

A primeira temporada desta série foi dividida em seis episódios, mergulhando em diferentes regiões e ritmos musicais, sendo eles: São Paulo (funk paulista), Recife (brega funk), San Juan (reggaeton), Kingston (dancehall), Salvador (Bahia eletrônica) e Lagos (afrobeats). Nesta produção, a investigação vai além da pesquisa de origem, desenvolvimento e desdobramento, mas também foca no seu entorno geográfico e cultural, sua forte conexão com a comunidade local, suas relações com a ancestralidade e sua constante influência na indústria da música pop

Com criação de Coy Freitas, a produção original do YouTube, é uma realização da MyMama Entertainment em coprodução com a KondZilla, produção executiva de Mayra Faour Auad, Konrad Dantas e Coy Freitas e curadoria de Chico Dub e Dago Donato. A série contou com 5 diretores, sendo eles Tico Fernandes, Roguan (Roberto Andreoli, que dirigiu dois episódios), Carol Lima, Bruno Zambelli e Joyce Prado. E teve a direção de fotografia do premiado fotógrafo e diretor Urso Morto. Além dos nomes já citados, “The Beat Diaspora” contou com as roteiristas Juliana Borges e Joyce Prado, e produção executiva de João da Terra.

Se liga no trailer oficial da série:

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers