Entretenimento

Série documental sobre funk da HBO estreia hoje e tem participação de KondZilla

30.08.2022 | Por: Karine Ferreira
Série documental sobre funk da HBO estreia hoje e tem participação de KondZilla

Funk. Doc: Popular & Proibido, a nova obra da HBO sobre a história do funk, com direção de Luiz Bolognesi, estreia hoje (30), às 21h30, no canal HBO e na HBO Max, apresentando a trajetória do estilo desde que chegou ao Rio de Janeiro, nos anos 60.

Série documental sobre funk da HBO estreia hoje e tem participação de KondZilla
Funk. Doc: Popular & Proibido / Foto: Divulgação

A produção reúne grandes nomes do funk brasileiro, como Mr. Catra, em uma de suas últimas entrevistas, MC Rebecca, Ludmilla, KondZilla, DJ Renan da Penha, DJ Marlboro, Valesca, MC Carol, Lellê, MC João, Deize Tigrona, MC Guimê, Buchecha, Tony Tornado, DJ Rennan da Penha, MC Bin Laden, Menor do Chapa, entre outros.

A série documental que conta com seis episódios, dividido em temas, inicia contando sobre a chegada do funk no Brasil. “Com a chegada do funk americano nos anos 60, Rio de Janeiro é embalado por um novo ritmo e o funk encontra sua identidade carioca e se desenvolve até chegar na grande mídia na virada do século – criando vários opositores no processo”, revela a sinopse do primeiro capítulo.

Dos subúrbios do Rio de Janeiro para o mundo, Funk. Doc: Popular & Proibido traz um olhar investigativo sobre a emocionante e conturbada história do ritmo, seus desdobramentos sociais e recente popularização mundial. Se até poucos anos atrás o preconceito obrigava o funk a se refugiar nas periferias, hoje ele também ocupa campanhas publicitárias, festivais e premiações internacionais, sendo uma peça fundamental para entender a identidade brasileira.

“Desde sua origem, o funk carrega em suas letras, danças e bailes uma história fundamental para se compreender a identidade brasileira. Por isso, esta produção torna-se tão importante em um momento em que o gênero musical não se restringe à periferia, mas conquista o mundo e precisa ser observado. A série é uma nova reflexão, a partir dos artistas, novos e já tradicionais, que vivem esse ritmo no dia a dia”, comenta Luiz Bolognesi, diretor da obra.

O documentário é uma coprodução da Warner Bros. Discovery com a Gullane e a Buriti Filmes com lançamento exclusivo na plataforma de streaming e no canal HBO. A série documental conta com recursos da Condecine — Artigo 39. A produção é de Caio Gullane e Fabiano Gullane pela Gullane, de Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini pela Warner Bros. Discovery, e produção associada de Kondzilla. O roteiro é de Luiz Bolognesi, que também assina a direção, Henrique Crespo, Tejo Damasceno e Ricardo Farias.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA