Saiu a nota do ENEM. Saiba o que fazer agora

Autor: Redação

Fotos por: Reprodução // Wikimedia

Educação | 18/01/2019 16:29:55

Anexo faltante

Os resultados do ENEM 2018 foram divulgados na manhã desta sexta-feira,18 de janeiro. Responsável por dar oportunidade de ingresso na faculdade à milhares de estudantes, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é aguardada por ansiedade por muitos. Mas agora fica aquela pergunta: o que fazer com a minha nota do ENEM? O Portal KondZilla vai te ajudar te dando algumas dicas. Saca só. Aliás, você pode consultar a sua nota pela página do participante, no site oficial do ENEM.

Como se inscrever no SISU
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é a porta de entrada em diversas universidades públicas pelo Brasil. Uma porta não, um verdadeiro portão, pois são dezenas de instituições que utilizam apenas a nota do ENEM como vestibular. Neste ano, as inscrições pro Sisu vão de 22 a 25 de janeiro e os inscritos devem acompanhar a nota de corte (que é a nota mínima para entrar naquela faculdade) diariamente.

Como se inscrever no ProUni
Já o Programa Universidade Para Todos (ProUni) funciona como uma espécie de bolsa para universidades privadas. Centenas de universidades por todo o Brasil fazem parte do programa e, através dele, jovens de baixa renda têm direito a bolsas de 50% ou 100%. Cada instituição de ensino oferece um número de vagas determinado, por isso é bom ficar de olho nas suas chances.

Como se inscrever no FIES
“Eu só consegui 50% de bolsa no ProUni e não tenho dinheiro para outra metade. E agora”. Pode relaxar. Nessa hora entra o Financiamento Estudantil (FIES), que como o próprio nome já diz é uma espécie de empréstimo, com taxas de juros bem justas, pra você pagar sua faculdade. É bom destacar que você só começa a acertar os pagamentos depois de formado, o que pode te dar um respiro para entrar no mercado de trabalho. Esse financiamento também vale para 100% do curso, caso você não tenha conseguido bolsa do ProUni.


Foto: Reprodução // Wikimedia

Usando a nota do ENEM em faculdades privadas
Assim como no caso do SISU, existem muitas universidades privadas pelo país que utilizam a nota do ENEM no seus vestibulares, seja para completar a nota ou até mesmo de forma integral. Por isso, é bom dar uma consultada se aquela faculdade que você se interessou aceita sua nota no ENEM pro vestibular.

ASSINE A NEWSLETTER

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO NOVO PORTAL KONDZILLA!

O quê você
procura?