Racionais MC’s anuncia turnê dos 30 anos de carreira

Notícias 2 semanas atrás

*Todas as fotos por: Divulgação // Racionais MC’s

No começo do ano passado, DJ KL Jay deu um susto em geral ao anunciar uma pausa na carreira do Racionais. Aí já pro fim do ano, o grupo fez um show especial em São Paulo, junto com uma banda. Agora, nesta semana, os caras anunciaram uma turnê especial celebrando os 30 anos do grupo. Os shows acontecem em Brasília (8/6), Florianópolis (20/7), Recife (26/7), Salvador (28/7), Curitiba (17/8), Rio de Janeiro (24/8), Belo Horizonte (14/9) e termina em São Paulo, no dia 12 de outubro, no Credicard Hall.

O Racionais MCs foi formado no final de 1988. Antes do grupo, os quatro músicos se dividiam em duplas: Mano Brown e Ice Blue, e Edi Rock e KL Jay. Os primos Brown e Ice Blue eram fãs do KL Jay, que já arrepiava nas pick-ups na época, todos eles frequentavam os mesmos encontros de hip hop e bailes que rolavam na época.

A formação do grupo se deu na gravação da mixtapeConsciência Black Vol. 1“, o primeiro trabalho lançado com o Racionais. No disco, que conta com a participação de outros rappers da época, o grupo lançou “Racistas Otários” e “Pânico na Zona Sul“. Dois anos depois, eles vieram com seu primeiro trabalho solo, o EP “Holocausto Urbano“.

De lá pra cá é história e mais lançamentos. O primeiro disco cheio do grupo, “Raio-x do Brasil” veio em 1993; o “Sobrevivendo no Inferno“, em 1997, depois o “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia“, lá em 2003, e muito tempo depois, o “Cores e Valores”, de 2014.

Ao longo dessas três décadas de lançamentos, músicas como “Vida Loka pt.1“, “Diário de Um Detento“, “Fim de Semana no Parque” e várias outras marcaram gerações brasileiras. Principalmente por denunciar a desigualdade social que existe no Brasil, coisa que lá em 1988 ninguém fazia.

Vale lembrar que como o show é comemorando o aniversário da banda, o repertório é montado em ordem cronológica de lançamentos, destacando alguns dos principais sons de cada disco.

Imagina poder cantar todas essas e mais num show dos caras com uma banda? Fica ligado nas redes sociais do grupo que as vendas dos ingressos chega em breve.

Siga o Racionais nas redes: Facebook // Instagram

Leia Também:
Quadrinhos de heróis do rap vão à exposição
“Sobrevivendo no Inferno”, do Racionais MCs, vira livro
A nova geração de rap carioca

Comentários