Comportamento

Quebradinha: conheça o trampo do mano que reproduz casas da quebrada em miniatura

17.02.2021 | Por: Gabriela Ferreira

Quem disse que a quebrada não é arte? Provando por a + b que a periferia é arte sim, surge a Quebradinha, uma série de esculturas em miniatura que retratam locais comuns das favelas, feita pelo Marcelino Melo. Nós do Portal KondZilla trocamos uma ideia com o artista para saber mais sobre essas obras. Se liga!

Marcelino Melo e suas obras

Cria do Alagoas e há 12 anos morando no Campo Limpo, Marcelino é envolvido com criatividade faz tempo. “Antes de tudo, sou produtor audiovisual, fotógrafo aéreo e arte educador. “A Quebradinha surgiu de uma maneira despretensiosa. Eu não imaginava que o projeto teria essa projeção que está tendo. A série surgiu em novembro de 2019, quando fiz a primeira miniatura, que era uma caixa d’água. Depois eu fiz um telhado, juntei os dois, gostei e pensei em fazer o restante. Aí surgiu a primeira casinha”. 

Com a experiência e o olhar de um fotógrafo aéreo, que trampa com drone, todas as peças da Quebradinha trazem esse olhar de cima. Não é à toa que o projeto começou pelos telhados das quebradas. Além de serem inspiradas e bem fiéis aos cenários conhecidos das favelas, principalmente as paulistanas, o trampo todo é feito de papel marchê, MDF e alguns materiais encontrados pelas ruas. 

O projeto surgiu quase no final de 2019, mas o Instagram da Quebradinha veio só em janeiro de 2020. Lá, Marcelino compartilha suas peças e um pouco de seu processo. São mais de 60 mil seguidores, e pode ter certeza que tem muita gente de olho, querendo ter alguma dessas esculturas. “Ainda não é o momento de vender. A procura é gigantesca, mas no momento estou calmo. Já fiz duas rifas porque achei uma forma justa de venda. Entendo que as pessoas, principalmente as de periferia, que são a maior parte do meu público, não conseguiriam, numa pandemia, arcar com o valor de uma obra de arte. Porém, elas são as primeiras que merecem ter uma Quebradinha. Por isso fiz duas rifas, para todos conseguirem pagar um valor menor e ter a mesma chance de conseguir ganhar”, diz o artista.

Se interessou pelo projeto? Aproveita e segue a Quebradinha no Instagram e não perca nenhuma nova peça feita com muito carinho e dedicação pelo Marcelino. 

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA