Meu Olhar oferece formação gratuita em audiovisual em SP
O projeto “Meu Olhar – Filmes curtos feitos pela Juventude Periférica de São Paulo” é uma iniciativa criada por meio da cooperação técnica e financeira entre a OEI, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Spcine, e oferecerá atividades formativas e de acesso à produção audiovisual para jovens periféricos.
“Meu olhar” tem por finalidade capacitar mil jovens talentos periféricos de todas as cidades do Estado de São Paulo, com idades entre 18 e 29 anos, com ou sem experiência no audiovisual. O projeto priorizará a participação de pessoas negras e/ou indígenas, mulheres, mães solo e pessoas transgênero, por meio de percurso formativo, estimulando a formação profissional e visões de mundo que valorizam a cultura e a criatividade através do curta-metragem.
A formação acontece em dois ciclos, sempre em ambiente virtual, com carga horária total de 60 horas. No primeiro ciclo, os alunos farão cursos autoinstrucionais da Co.liga e também aulas de técnicas de roteiro, direção, formatação de projetos audiovisuais e produção executiva de curtas-metragens. O segundo ciclo será composto de masterclasses e mentorias para todos os participantes e terá como conteúdo temáticas de roteiro, produção, direção, arte, fotografia e pós-produção.
Quem pode se inscrever?
Jovens de 18 a 29 residentes do estado de São Paulo que tenham interesse em contar suas histórias em formato audiovisual. O projeto prioriza a participação de jovens periféricos, negros, indígenas, mães solo e transgênero (trans, travestis, não binários).
Até quando posso me inscrever?
O prazo de inscrição vai até 11/12/2022.
Quando começa?
Ainda em dezembro, os alunos inscritos iniciam seu percurso formativo em cursos da Co.liga, que podem ser feitos de acordo com sua disponibilidade, até o início das aulas síncronas na segunda quinzena de janeiro de 2023.
Como vai ser?
Após os dois ciclos formativos realizados em ambiente virtual, que terão a duração de 4 meses, os 120 melhores projetos receberão um aporte financeiro de R3.000,00 para serem realizados. Os 120 curtas finalizados serão avaliados por um júri popular que premiará 24 curtas, que serão exibidos na tela do Futura. Os 880 jovens não selecionados realizarão workshops para aprimorarem suas habilidades de elaboração e apresentação de projetos para oportunidades futuras.
Como faço a inscrição?
As inscrições para o projeto Meu Olhar serão feitas no site. Quando se inscrever, você pode indicar qual sua preferência de turno para participar da formação, que oferece aulas de dia e de noite, durante a semana ou nos fins de semana. As informações estão disponíveis também em http://spcine.com.br.
Dúvidas?
Fale pelo WhatsApp (11) 99564-4366 com Lucas Felipe, o Mobilizador Local. Siga as redes sociais da Co.liga e da Spcine para acompanhar as novidades!