Por dentro do Sua Música, a maior plataforma de música independente do Brasil

Música 2 semanas atrás

O sucesso “Amor Falso“, do Aldair Playboy não surgiu do nada. Muito antes do hit bombar no Brasil inteiro, a música já era um hino no Nordeste. A canção e vários artistas nordestinos, como o Wesley Safadão, foram descobertos no Sua Música. Do lado de streamings gigantes como Deezer e Spotify, o Sua Música é o principal stream de música nordestina do país. Vem com o Portal KondZilla que a gente te conta um pouco mais sobre.

Criado em 2010 por Éder Rocha Bezerra, o projeto nasceu como um blog voltado para a divulgação da música regional, e com o passar do tempo, acabou se tornando um dos maiores streamings do país. Pra se ter uma ideia, cerca de 1 milhão de pessoas usam o portal. Só o hit “Sem Vacilação“, do Psirico com a MC Rita teve mais de 116 mil plays e mais de 7 mil downloads desde o finalzinho de novembro de 2018. Um dos maiores sucessos atuais da plataforma é o Gabriel Diniz, que bombou com “Jenifer“. O cantor recentemente lançou de forma exclusiva o álbum “GD Verao 2019“, o material já foi baixado mais de 400 mil vezes, e conta com pouco mais de 3 milhões de plays desde o dia 7 de janeiro deste ano!

A maior diferença entre a plataforma brasileira pras demais é que, além de ser gratuita, ela não exige cadastro nenhum e você ainda pode baixar as canções disponíveis. Outra coisa, tem app disponível pra Android e iOS. Massa né?

Além do lance do streaming, o Sua Música ainda atua como um distribuidor de música independente. Assim, você que tá querendo se aventurar na indústria musical e não sabe por onde começar, é só contar com o portal pra distribuir seus trampos. Pra saber mais sobre isso, é só seguir o tutorial abaixo.

#Pra você saber
Pra começar, o streaming nada mais é que uma transmissão contínua de alguma mídia, tipo música ou filme, pela internet. A primeira plataforma de streaming foi o Napster, que durou entre 1999 e 2002, mas o bagulho começou a dar certo mesmo lá pro fim dos anos 2000. O maior objetivo do streaming, quando ele surgiu, foi combater a pirataria. Na época, quando uma parcela da população tava começando a ter acesso a internet banda larga, o jeito de se consumir música era pirateando, o que era ruim para os consumidores, que podiam pegar um baita de um vírus chato, e para os artistas, que não tinham retorno financeiro. Essa era a treta da indústria da música nos anos 2000.

Assim, as plataformas digitais de música vieram pra tentar reverter esse quadro. O streaming musical mais conhecido de todos é o pioneiro Spotify, criado na Suécia em 2007 e que só chegou no Brasil em 2014. Assim como a maioria desse tipo de serviço, o stream é o que a galera costuma chamar de “freemium“, ou seja, você pode usar ele sem pagar mensalidade, mas terá que lidar com as propagandas entre as músicas, e a versão premium, que você pode deixar as canções baixadas no app pra ouvir sem o auxílio da internet.

Depois desse boom, vários outros serviços surgiram. Outro que também é brasileiro e segue na mesma pegada do Sua Música é o Palco MP3. O site foi criado pelo Studio Sol, em 2003 e serve pra ajudar a divulgar novos artistas nacionais. Vários artistas bombaram por lá também, tipo a Marília Mendonça e até o Kevinho.

Nos últimos anos, muitos outros serviços foram surgindo. Tem o do Google, o Youtube Music, que deixa você acessar todos os vídeos de música da plataforma sem nenhum anúncio e muitos outros. Com todas essas opções, basta você escolher qual das plataformas pode te atender melhor.

Acompanhe o Sua Música nas redes:  Site // Facebook // Instagram // Twitter

Aproveite para se inscrever no Canal do Portal KondZilla.

Comentários