Música

PIRILILILI: quando a urna vira funk

15.09.2022 | Por: Janaine Fernandes
PIRILILILI: quando a urna vira funk

E vocês estão ligados que agora em outubro tem eleições, né? No próximo mês, a população brasileira irá eleger os agentes políticos que vão decidir as coisas pelos próximos anos e com isso há uma grande disputa para saber quem irá ocupar esse papel — principalmente no campo presidencial.

Nesta época, enquanto a galera discute sobre as propostas de cada político e sobre qual deles seria ideal para governar o país, uma parcela da população se poupa da discussão e usa sua criatividade para declarar seu voto através da música. Em 2022, os funks das eleições chamaram bastante atenção e têm sido uma das principais buscas do Google, fazendo com que o público realmente utilize o ritmo como expressão política.

Cada música criada tem como objetivo exaltar o político abordado na letra, seja criticando o adversário ou apenas falando das propostas de governo e o porquê da escolha. Algumas equipes dos candidatos, por exemplo, já sacaram que essa pode ser uma ótima jogada para atrair e conquistar os eleitores e por isso, alguns já criaram seus jingles de campanha com o famoso pirililili, o barulhinho da urna eletrônica escolhido em votação pública, em uma versão funk.

Se liga só nesses funks de urna que separamos:

MC Vigarista e MC Mulekinho – Votação presidência nacional ganhador PT, putaria total

Com o barulhinho da urna logo no início da música, MC Vigarista e MC Mulekinho utilizam as eleições como gancho para criar uma letra divertida em um beat que é impossível não embrazar logo de cara. Diferentemente de outros funks desta lista, a música publicada no canal “Club da DZ7”, não reverencia abertamente candidato A ou B, mas faz uma brincadeira com a sigla de um partido e traz um novo significado. “Tá encerrado a votação pra presidência nacional, quem ganhou foi o PT, putaria total”. Lembra aquele meme, né? No YouTube, a música segue com mais de 7 mil visualizações, além de vários comentários que elogiam a criatividade dos artistas.

Evandson – Eleições Remix

Criada em 2018, a música utiliza vários elementos presentes durante a época das eleições. Além do barulhinho da urna eletrônica, tem vozes do jornalista William Bonner e dos então candidatos Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e Marina Silva.

MC Renan – Nóis Vai Votar no Lula

A música “Nóis vai votar no Lula“, do MC Renan, faz uma crítica explícita ao preço dos produtos e alimentos. Apesar de ter um tom cômico e divertido, na letra o MC questiona a situação e afirma que a solução é trocar de presidente. “Nóis vai votar no Lula, eu e minha família, se o Bolsonaro não abaixar a gasolina”, diz a letra. Atualmente, o clipe oficial conta com mais de 10 mil visualizações no canal “Ciclone Funk”.

MC Reaça – Funk do Bolsonaro

Esse daqui é a o funk mais popular da nossa lista. Criado pelo MC Reaça, o “Funk do Bolsonaro” utiliza como base o famoso hit do MC João “Baile de Favela“. A música faz uma homenagem ao atual presidente e ficou muito conhecida entre seus apoiadores, principalmente pelas críticas aos políticos adversários e uma letra que não poupa ofensas a cada um deles. Em 2019, MC Reaça foi encontrado morto com indícios de suicídio em uma estrada em Valinhos, no interior paulista. Casado, horas antes ele havia espancado sua amante quando esta revelou estar grávida. Bolsonaro lamentou sua morte.

MC Lil e MC Koban – Traz de volta o Lula e manda embora o Bolsonaro

Lançada no canal “Ritmo dos Fluxos“, um dos canais mais conhecidos pela galera que curte um funk mandelão, a música “Traz de volta o Lula e manda embora o Bolsonaro” do MC Lil e MC Koban, é realmente um grito de protesto. O single inicia com o áudio de Jair Bolsonaro durante uma coletiva de imprensa na época da pandemia, onde cita que tudo já deveria voltar à normalidade. Em seguida, na letra os funkeiros criticam a situação vivenciada durante a pandemia e pede para que Bolsonaro cumpra seu papel como presidente. Além disso, assim como MC Renan do hit “Nóis vai votar no Lula”, nesta música, o aumento do preço dos alimentos também é questionado e como consequência pede para que Lula volte ao antigo posto político.

Vale ressaltar que nenhuma dessas músicas se tornaram um grande sucesso, mas a criatividade diante de um assunto tão importante aliado com o funk, fez com que a população entrasse na onda e expressasse sua preferência política através da música. A maioria dos funks de eleição se concentra na disputa presidencial, mas não podemos esquecer que esse ano teremos outros cargos em jogo, como governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Onde encontrar o plano de governo de cada candidato?

Para decidir se aquela pessoa em quem você pretende votar tem um plano de governo compatível com aquilo que você acredita, acesse o Sistema DivulgaCandContas. O site apresenta informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral, incluindo prestação de contas, estatísticas de candidaturas, doadores e fornecedores de campanhas, além de outros dados eleitorais.

Essa pesquisa pode ajudar muito na hora de escolher o seu voto, além de livrar você a acreditar em possíveis fake news. Seu voto faz diferença, então vote consciente!

E aí, quem você acha que faria um beat foda com o barulhinho da urna?

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA