Matérias

Pega a visão de dez Influenciadores pretos para seguir e acompanhar

17.11.2021 | Por: Rayane Moura

Embora sejam mais da metade, os pretos ainda não são os mais engajados ou seguidos quando se fala em grandes números e visibilidade na internet. Pensando nisso, o Portal Kondzilla listou 10 influenciadores negros que fazem a diferença na internet. Sabemos que a lista é longa, mas segue alguns nomes pra geral pegar a visão!

Pra começo de conversa! 

Até outubro de 2019, uma pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex, especializada em estudos sobre o consumo de informações via internet, apresentou o dado de que o Brasil é o 2º país do mundo que mais usa redes sociais. O mesmo lugar que de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem cerca de 54% da população brasileira negra. 

Também, curiosamente, dados mostram que apenas oito dos 100 maiores canais do YouTube são pertencentes a pessoas negras. Além disso, dos 10 brasileiros mais seguidos no Instagram, apenas 3 são negros, isto é: no meio dos influenciadores digitais, boa parte são majoritariamente brancos. 

A conta não fecha, não é ? Existem vários criadores de conteudos negros ocupando um espaço importante nas redes sociais, falando sobre diversos assunto, como: cultura, educação, entretenimento, dicas de beleza, games, moda, música e assuntos que crescem no marketing de influência no Brasil. Claro, é importante lembrar que os influenciadores não abordam apenas racismo em seus conteúdos!

Pega a visão !

Nath Finanças 

Nathália Rodrigues, de 23 anos, mais conhecida nas redes como Nath Finanças, é orientadora financeira e Administradora. Cria de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, ela chega com a missão de ensinar educação financeira de uma maneira fácil e prática para quem nunca estudou ou não entende do assunto.

Nath manda um papo principalmente com o público de baixa renda, sejam estudantes, estagiários, desempregados ou trabalhadores que ganham 1 salário mínimo. O principal objetivo é que todos os seus seguidores saiam do vermelho e passem a usar o dinheiro da melhor maneira possível, mantendo a saúde mental e financeira.

Raphael Vicente

Raphael Vicente, de 21 anos, é morador do Complexo da Maré, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O criador de conteúdo faz vídeos dignos de prêmios de roteiro e atuação para ele e a família. Dançarino, fotógrafo e comunicador, Rapha faz um pouco de tudo. 

O jovem começou a atrair seguidores e bombou nas redes ao exibir paródias e situações corriqueiras de sua família usando seus parentes como atores. Seu elenco é composto pela avó, Maria Antônia, a madrinha Luciene, a irmã Maria Eduarda e o afilhado William.

Juliana Andrade

Juliana Andrade ou simplesmente @bondedajujuzl, é DJ, MC, modelo, palestrante, além de ser Lifestyle Periférico. Fazendo de tudo um pouco, Ju trás em seus conteúdos dicas para pessoas pretas e gordas de quebrada, além da representatividade e amor próprio.  

AKEEN

Akeen ou simplesmente @Kenzão, é ator e modelo. Nas redes sociais, o influencer digital dá dicas de moda para homens pretos e gordos de quebrada, além de mostrar um pouco da sua rotina de cuidados com a pele, o famoso Skincare. 

Além disso, Akeen mostra de forma divertida algumas situações do dia a dia em vídeos curtos. 

Chavoso da USP

Thiago Torres, ou simplesmente Chavoso da USP, é cria da Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. Aos 21 anos, o jovem é estudante de Ciências Sociais, além de ser Palestrante e Youtuber. O influenciador também integra o podcast “Quebrada Cult”. 

Com uma linguagem mais de quebrada, em seus conteúdos Thiago trás assuntos mais complexos como política e história, além de dar dicas para aqueles que vão prestar o ENEM e Vestibulares. 

Preta Araújo

Jessica, mais conhecida como Preta Araujo, se divide entre Instagram e YouTube para abordar questões raciais, machismo e beleza negra a partir do humor. A modelo e influencer digital também dá algumas dicas de moda, cabelo, além de cuidados com a pele negra. 

Trans Preta 

Cria da BH, Giovanna Heliodoro, ou @transpreta, é Historiadora, Comunicadora, além de Colunista no Buzzfeed Brasil, afrotransfeminista, artivista, articuladora social e DJ. No Instagram e Youtube, Giovanna compartilha suas vivências em meio a transição, discute questões sociais, raciais e sobretudo ligadas a gênero e sexualidade. 

Tiago Banha

Cria de Salvador, Tiago Banha é Comediante e Roteirista, e traz em seus conteúdos a vida do baiano de forma engraçada. Integrante do grupo Vatapá Comedy Club, ele também administra a página “Frases de Baiano”. 

Valter Rege

Valter Rege é cineasta e creator, formado em Rádio e Tv pelo Centro Universitário Belas Artes, produtor, diretor, roteirista e finalizador de filmes, possui um canal com seu nome que aborda temas como negritude, homossexualidade e periferia. 

O Blogayrinho de favela aborda em seus conteúdos nas redes temas como racismo e representatividade, além dar palestra: “Da Favela Para as Telas”, onde motiva jovens a não desistirem da carreira. O jovem diretor fala sobre plano de carreira e a importância de engajamento social para realização de metas além de abordar o preterimento do negro no mercado audiovisual.  

Natália Luz 

Cria de Salvador, Natália Luz ou simplesmente @pretaluuz é Modelo independente. Em seus conteúdos, a criadora aborda temas como cabelo, moda, além de dar dicas de como comprar roupas boas e baratas em brechós físicos na capital baiana. 

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA