Sem categoria

Paraisópolis completa 100 anos

16.09.2021 | Por: Redação

Dia 16 de setembro de 2021 não é um dia qualquer! Nesta data, o Paraisópolis completa 100 anos! Paraisópolis é praticamente um organismo vivo dentro da cidade de São Paulo, que sempre se reinventa, e é um verdadeiro berço cultural, lar de muito rap e funk! 

Paraisópolis nasceu 100 anos atrás na zona sul de São Paulo como um derivado de um loteamento destinado à construção de casas pra galera ricona que estava abandonado. A partir da década de 1950, o espaço começou a ser ocupado.

Um dos fundadores de Paraisópolis é o alagoano Lourival Clemente da Silva, vulgo Louro, que chegou em SP em 1964 sem ter um lugar pra morar. Louro decidiu construir uma casa naquele espaço, onde só havia colinas e muito mato. Depois, ele foi construindo casas para outros membros da família e por aí vai. 

Hoje, Paraisópolis é a segunda maior quebrada de São Paulo e tem mais de 100 mil habitantes. Muita dessa galera que mora lá é descendente das famílias que fundaram o Paraisópolis 100 anos atrás. 

A quebrada, além de ser um lugar que estimula a cultura, com diversos projetos sociais e coletivos musicais, também é um espaço em que as pessoas se ajudam de todas as formas, desde fazer o dinheiro rolar entre a comunidade, e cuidando um do outro.

Durante a pandemia da Covid-19, Paraisópolis foi exemplo de combate. Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores e Comércio de Paraisópolis, é quase que um prefeito para os mais de 100 mil habitantes. Os ativistas da quebrada cuidaram de informar corretamente todo mundo, contrataram ambulâncias, já que o SAMU não entra na favela, distribuíram máscaras, sextas básicas e produtos essenciais para os mais necessitados, e por aí vai.

Para celebrar esses 100 anos de história, a quebrada vai ter uma programação especial de aniversário durante dez dias. Se liga:

Quinta-feira (16/09)

09h00 – Coffee e Recepção dos Convidados

10h00 – Celebração 100 anos de Paraisópolis – Abertura do evento com a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis (Maestro Paulo Rydlewski)

O que é? Abertura oficial da 13ª Semana de Paraisópolis com celebração do aniversário da comunidade. O evento contará com a participação de figuras do poder público, lideranças comunitárias, moradores e celebridades.  Como nos anos anteriores, haverá o tradicional “Parabéns” com direito ao bolo feito pelas mulheres do  Mãos de Maria. 

11h00 – Inauguração do projeto Favelas do Brincar 

O que é? Espaço de recreação para crianças da comunidade. A iniciativa é um presente para Paraisópolis com objetivo de oferecer atividades promovendo a primeira infância. 

11h00 – Palestra com o cabeleireiro Rodrigo Cintra 

O que é? Palestra motivacional sobre beleza e empoderamento feminino que será promovida pela Escola Belezinha.

16h00 – Inauguração da exposição “Memórias – Reflexos do Inevitável” em parceria com o Através do Vidro. 

O que é? O resultado de três meses desta primeira etapa do projeto poderá ser visto no dia 16 setembro, quando será inaugurada a exposição “Reflexos do Inevitável”, como parte das comemorações dos 100 anos de Paraisópolis. A mostra apresenta um pouco da história de cada um dos alunos por meio de mosaicos de espelhos e servirá como protótipo da próxima etapa do “Através do Vidro”, prevista para janeiro de 2022, quando Débora voltará ao Brasil para revestir 10 casas com a matéria-prima utilizada em seus cursos.

18h00 – Apresentação Trovadores Urbanos

O que é?  A segunda maior comunidade de São Paulo  vai receber o projeto  Abra sua janela para SP, dos seresteiros Trovadores Urbanos, com uma linda serenata para moradores da  Rua Itamotinga, próximo ao Pavilhão Social G10 Favelas.

A data foi escolhida por ser  o dia de comemoração de 100 anos de Paraisópolis, dia de festa na comunidade, com muitas atrações programadas. 

Sexta-feira (17/09)

09h00 – Lançamento entregas aéreas Favela Brasil Xpress e Total Express

O que é? Anúncio da parceria entre Favela Brasil Xpress e Total Express  que realizará transporte aéreo  de produtos e doações para  todo o Brasil. Também haverá um tour pela favela por meio  de realidade virtual 3D.  

14h00 às 16h00 –  2º Encontro de Brigadistas de Paraisópolis 

O que é? Reunião dos brigadistas formados para atendimento  em primeiros socorros pelo G10 Favelas. Também será realizado o lançamento de abertura de novas inscrições

Sábado (18/09)

09h00 – Roteiro turístico, Paraisópolis das Artes. 

Passeio guiado pelos principais pontos da comunidade: Castelo de Pedra, Ateliê do Berbela, Associação de Moradores, projetos sociais, entre outros. 

10h00 – Inauguração do Parque Paraisópolis

10h00 – XVI Mostra Cultural de Paraisópolis

12h00 – Feijoada das Marias com samba. (na laje da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis)

Local: Bistrô Mãos de Maria Endereço: Rua Ernest Renan, 1.366

Domingo (19/09)

9h00 – Lançamento Feira Agro-Favela 

O que é? O evento contará com oficinas de plantio de hortaliças, bancas com a venda produtos da horta, durante todo o dia, e será lançado o e-book “Comida Saudável”. 

10h30 – Exposição  “Conheça as nossas histórias”

O que é? Exposição  que conta a história  de 10 figuras femininas de Paraisópolis,  realizada pela AMP (Associação das Mulheres de Paraisópolis).

Segunda-feira (20/09)

09h00 – Lançamento do Programa Invest Nelas e Academia de Revendedoras 

Encontro de revendedoras e concessão de microcrédito do G10 Bank. Será lançado  o programa Invest Nelas  voltado para apoiar mulheres empreendedoras autônomas informais,  negras e em  situação de vulnerabilidade social. Cada empreendedora receberá o crédito de R$1.500,00 oferecido pelo G10 Bank, parcelado em 10 vezes. Neste primeiro momento, serão atendidas 50 mulheres de Paraisópolis. Além do auxílio financeiro, o programa inclui qualificação profissional.

11h00 – Desfile  Empodera com as mulheres da AMP (Associação de Mulheres de Paraisópolis), em parceria com a Costurando Sonhos Brasil

O que é?  Cerca de 40  mulheres receberão um dia de beleza e passarão por uma transformação no visual e depois participarão de um desfile

Exposição Sapatos Cinderela

O que é? Exposição de sapatos gigantes  da Cinderela  assinados por grafiteiros e estilistas,  em parceria com a Costurando Sonhos e Academia de Revendedoras. Os sapatos serão leiloados, o valor arrecadado no leilão será revertido para projetos sociais de Paraisópolis

Terça-feira (21/09)

09h00 às 17h00 -Feira de Empreendedorismo e Empregabilidade

O que é? Mutirão de oferta de empregos com recrutamento e seleção de profissionais para vagas pelo “LinkedIn da Favela”, Emprega Comunidades. A feira acontece em parceria com o G10 Favelas, o Sebrae a rede Magalu, a Gerdau, a Faculdade Anhanguera, a LanUp, a Low Card, o  Senai, o Senac, a prefeitura de São Paulo e o  Governo do Estado. Serão  realizados workshops,  Talk Shows e palestras. A expectativa é receber  cerca de 700 pessoas no dia, mantendo todas as medidas necessárias para prevenção da Covid-19. 

Quarta-feira (22/09) 

Parada Esportiva coordenada pelo Instituto Esporte na Favela em parceria com AMP (Associação das Mulheres de Paraisópolis)

09h00 às 10h30 – Aulão de defesa pessoal para mulheres, em parceria com a academia Bravus e academia do Karomba. Durante o dia, serão realizadas diversas atividades com projetos esportivos de Paraisópolis. 

Quinta-feira (23/09)

09h00 – Lançamento do Marketplace Brasileiríssimo

12h00 – Exposição  Memórias de Paraisópolis

O que é? Exposição fotográfica organizada pela  agência Cria Brasil,  que conta a história da comunidade. A exposição traz uma série de imagens cedidas por moradores para compor a construção da narrativa da segunda maior favela de São Paulo. 

Sexta-feira (24/09)

09h00 –  Lançamento Programa Cores da Favela

O que é? Programa  de revitalização de fachadas das casas de Paraisópolis em parceria com o projeto Assessora  e Revitaliza. Cerca de 50 casas passarão por reformas das fachadas e pintura de forma gratuita. 

09h00 – Encontro de Comunicadores das Favelas

O que é? Organizado pela Agência Cria Brasil, o evento será dividido em 3  painéis  com a participação de jornalistas da periferia  e da grande mídia. O encontro irá promover debates sobre a construção das narrativas dentro e fora da favela. 

09h00 – Inauguração da Biblioteca G10 Favelas

Sábado (25/09)

9h às 16h- Mutirão de Renegociação da Enel

09h00 – Apresentação Cultural – Reisado da Cidade de Boa Hora (PI) que fará a abertura do dia.

19h – Encerramento com a Live Favela Music

As atividades acontecerão no Pavilhão Social G10 Favelas – Rua Itamotinga, 100.

Para mais informações, acesse o site e participe das ações!

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA