Notícias

Ônibus de São Paulo passam a aceitar cartões de débito e crédito

16.09.2019 | Por: Redação
São Paulo – Motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista estão parados desde às 10h, em protesto contra o aumento de 2,31% oferecido pelas empresas de ônibus. A categoria reivindica aumento de 5%.(Rovena Rosa/Agência Brasil)

Começou nesta segunda-feira (16), o pagamento das tarifas de ônibus com cartões de crédito e débito. Esse ainda é um projeto em teste e apenas 200 linhas de ônibus da cidade que estão aceitando os cartões. Esse novo sistema de pagamento funciona por aproximação, basta ter um cartão de crédito, débito ou qualquer outro aparelho tecnológico que funcione com essa tecnologia para usar. Por enquanto, somente as bandeiras Mastercard e Visa são aceitas.

A cobrança é pique bilhete único mesmo, você encosta o cartão no cobrador eletrônico e ele já desconta a tarifa de você. De acordo com a Prefeitura, o ônibus escolhidos para serem o piloto desse projeto são aqueles que a galera costuma pagar mais em dinheiro do que com bilhete único.

Se liga nas linhas que aderiram aos cartões:

  • 917M/10 – Metrô Ana Rosa/Morro Grande
  • 917M/31 – Metrô Ana Rosa/ Morro Grande
  • 9500/10 – Praça do Correio/Terminal Cachoeirinha
  • 9300/10 – Terminal Parque Dom Pedro II/Terminal Casa Verde
  • 908T/10 – Butantã/Parque Dom Pedro II
  • 2002/10 – Terminal Bandeira/Parque Dom Pedro II
  • 2590/10 – Parque Dom Pedro II/União VI. Nova
  • 4031/10 – Metrô Tamanduateí/Parque Santa Madalena
  • 5129/10 – Terminal Guarapiranga/Jardim Miriam
  • 5129/41 – Santo Amaro/Jardim Miriam,
  • 6030/10 -Terminal Santo Amaro/UNISA-CAMPUS 1
  • 675R/10 – Metrô Jabaquara/Grajaú
  • 715M/10 – Largo da Pólvora/Jardim Maria Luiza
  • 807M/10 – Shopping Morumbi/Terminal Campo Limpo

Ah, você que adora dar aquela gastada no cartão de crédito e depois faz das tripas coração pra pagar, não vacila, beleza? A medida vem pra ajudar quando a gente não tem bilhete único e tá sem grana no bolso, mas vamos ter consciência.

A SPTrans liberou um ‘Perguntas e respostas’ pra te ajudar a entender o projeto. Confira abaixo:

1 – Como faço para habilitar meu celular com a tecnologia de pagamento por aproximação?
Você precisa verificar com o banco emissor do seu cartão se ele possui este serviço disponível para o seu tipo de aparelho. Verifique as orientações no site do seu banco.

2 – Haverá integração com outros ônibus ou com o metrô e os trens?
Nesta primeira fase do projeto não haverá a integração tarifária com outros ônibus ou com os sistemas de trilhos.

3 – Estudantes conseguem usar o pagamento por aproximação com o valor do benefício de meia passagem?
Não. O uso do pagamento por aproximação terá a cobrança do valor integral da tarifa vigente R$ 4,30.

4 – É possível ativar a função de pagamento por aproximação no meu cartão atual?
Somente os cartões identificados pelo símbolo de 4 ondas têm essa tecnologia. Se o seu cartão não apresentar esse símbolo, entre em contato com o banco emissor e faça o pedido de um novo cartão. No entanto, você pode usar o seu cartão por meio do seu celular. Verifique se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC, se estiver cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como, por exemplo, Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.

5 – Como posso pagar a tarifa do ônibus com a tecnologia de pagamento por aproximação?
Se o seu cartão possui tecnologia de pagamento por aproximação (símbolo com 4 ondas) e já foi utilizado em alguma transação, quando for passar pela catraca aproxime o cartão do validador (como se fosse o Bilhete Único), a transação será concluída e a sua passagem liberada.

6 – Para usar o cartão no pagamento da passagem do ônibus existe alguma taxa ou aumento da tarifa?
Não. O valor cobrado em sua fatura será o mesmo valor cobrado na catraca do ônibus. Valor da tarifa vigente R$ 4,30.

7 – Meu dispositivo pode ser lido acidentalmente enquanto estiver no meu bolso ou bolsa?
Para autorizar um pagamento por aproximação é necessário que o cartão ou celular esteja a poucos centímetros de uma leitora com essa tecnologia de pagamento, entre 2,5 cm e 5 cm, e também posicionado da maneira adequada.

8 – Tem limite de uso por dia?
Sim, há um limite de compra de 5 passagens em meia hora e 10 passagens por dia durante a fase do projeto piloto. Esse número pode ser alterado posteriormente.

9 – Como identifico quais os ônibus que aceitarão o pagamento por aproximação?
Os ônibus estarão sinalizados na porta e nos próprios validadores.

10 – Cartões internacionais que têm a tecnologia de pagamento por aproximação podem ser usados normalmente para pagar a tarifa?
Sim, tanto os cartões internacionais das marcas Visa e MasterCard quanto os celulares com a tecnologia por aproximação, podem ser usados normalmente para o pagamento da tarifa.

11 – Onde consigo um cartão por aproximação?
Se possuir uma conta corrente: Verificar com o seu banco/emissor se já está emitindo cartões de crédito, débito ou pré-pago com a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC). Lembrando que cartões de crédito tradicionais não funcionarão. Caso a função seja crédito, o usuário está sujeito à análise de crédito do banco ou emissor.

12 – Não possuo conta corrente, posso utilizar o serviço?
Mesmo não possuindo conta corrente é possível obter um cartão de crédito. Neste caso recomendamos se informar sobre quais bancos já emitem o cartão com a tecnologia de pagamento por aproximação e seguir os procedimentos solicitados. Lembrando que seu pedido de cartão, está sujeito à aprovação de cada banco ou instituição financeira, após análise de crédito.

13 – Se o meu cartão for crédito e débito, vai ser cobrado em qual função?
Depende da aplicação principal do banco/emissor do seu cartão. Entre em contato com a central de atendimento de seu banco/emissor.

Para saber mais acesse o site da SPTrans.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers