O que fazer em caso de temporal

Notícias 11/03/2019

*Foto por: Amanda Perobelli // Agência Brasil

Neste domingo (10) e madrugada de segunda-feira foram caóticos por conta da chuva horrorosa que caiu durante a noite, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Fotos das consequências da enchente e vários relatos de pessoas que ficaram horas presas no carro viralizaram na web, e por conta disso, nós do Portal KondZilla levantamos diversas formas de te ajudar caso esteja em um lugar que corra risco de alagamento (ou esteja alagado).

Algumas dicas são simples, mas vale a pena sempre lembrar: se tá dando muito trovão, não se esqueça de tirar os eletrodomésticos da tomada pra não correr o risco deles queimarem; não colocar lixo na rua se tem previsão de chuva; limpar bem os ralos de casa pro caso de chover muito, seja mais fácil dela escorrer. Também é importante lembrar que é sempre bom usar sapatos com sola de borracha porque ela ajuda a proteger contra choque.

  • Em caso de enchente na rua

Se você estiver na rua durante uma enchente relâmpago, fica esperto que tem alguns meios de fazer o perrengue ser menos pior. Se você estiver a pé, não se engane, mesmo se a água não estiver chegando nos seus joelhos, ela já é brava o suficiente pra te derrubar, então não inventa moda de tentar continuar seu trajeto. A melhor coisa é tentar qualquer abrigo que seja em um terreno relativamente mais alto que o chão.

Caso você esteja no carro durante a enchente, a melhor coisa a se fazer é ou tentar fugir desviando da água (lembrando que se a água estiver passando da metade da roda, já é perigoso) ou tentar ir com o carro até um terreno mais alto que o nível da rua, isso sempre em primeira ou segunda marcha. Se você estiver ilhado, a melhor coisa a se fazer é desligar o motor do carro pra não dar pane e nem gastar a bateria do carro, e se o carro morrer na água, não é pra dar partida, isso pode estragar o motor.

Enchente em casa:
Se você mora em um lugar que costuma ter enchente, o melhor a fazer é se preparar. Viu que pode chover? Tente limpar as calhas e outros lugares da casa em que a água passe pra evitar que esses canais estejam entupidos. Outra coisa importante é sempre verificar o telhado pra ver se nenhuma telha está quebrada, pra evitar que isso vire uma goteira num futuro. Se já deu enchente na sua casa ou você mora em uma área de risco, uma coisa que pode ajudar é investir em comportas pras portas pra dar um reforço pra não deixar a água entrar.

Dentro de casa, tente tirar tudo da tomada e desligar o disjuntor assim que perceber que a água está entrando e também é bom colocar o que for possível em cima de lugares altos, tipo armários. Quando o nível da água cair, antes de religar as coisas na tomada, é importante se certificar que todas as tomadas estão secas. Como prevenir é melhor do que remediar, se a sua casa estiver enchendo, tente organizar uma bolsa com seus documentos e uma muda de roupa e outros itens indispensáveis caso você precise ir para um abrigo. Tentar separar alimentos como pães, bolachas e água, porque eles não precisam de refrigeração e nem de fogo pra esquentar pra comer depois.


Foto por: Reprodução // Twitter

Falta de energia e queda de árvores:
Se uma árvore cair ou ficar pendurada nos fios perto da sua casa, desligue os disjuntores e tente acionar a Defesa Civil, no telefone 199 (é o mesmo em SP e RJ). Em caso de falta de energia, comunique a empresa de luz, seja Eletropaulo ou Ilume ou qualquer outra pra ver se tem como resolver o problema ou qual a previsão pra voltar.

Foto por: Reprodução // Metrô de São Paulo

Informações cruciais:
É muito importante ficar de olho nos canais de comunicação da sua cidade e em outros órgãos, tipo o Metrô SP, que informa a situação das linhas. Em SP, por exemplo, a Linha 10- Turquesa, que liga o ABC ao resto da cidade, está sem previsão de voltar a funcionar. Também é bom olhar o twitter da CET e de empresas de ônibus, tipo a EMTU. Outras contas importantes são as da Prefeitura de onde você mora, a Defesa Civil, Bombeiros, etc.

Cuidados com a saúde:
Depois que a enchente passar, é importante lavar bem a caixa d’água, e antes de tentar comer alguma coisa, é importante verificar o que não foi afetado pela água suja porque pode conter algum vírus, até mesmo nas comidas congeladas. Também é importante ficar de olho nas doenças, principalmente o tétano e leptospirose, que são fatais. Se você não é vacinado ou não lembra se é, se apresente em algum posto e informe a situação. O Ministério da Saúde tem uma cartilha que fala muito bem sobre as doenças, dá uma olhada.

Autor:
Redação

Comentários