O ENEM 2018 chegou na última fase

Educação 12/11/2018

No domingo, 11 de novembro, milhões de pessoas realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas se engana quem pensa que agora é sentar e esperar. Na verdade, essa é a hora de ficar atento e já planejar o futuro, onde você vai estudar e qual faculdade vai fazer. O Portal KondZilla vai tentar te ajudar nessa missão.


Tema do Enem 2018 – Foto: Reprodução // INEP

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), responsável pela aplicação do ENEM em todo o país, 29,2% dos 5,5 milhões de inscritos para o exame não realizaram a prova. Quem fez a prova, precisa ficar ligados nos prazos. Nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, véspera de feriado, o INEP divulgará os gabaritos de todas as provas. Com isso, você poderá ter uma noção se foi bem ou não. É bom lembrar que a nota da prova é baseada num cálculo que envolve diversos fatores, portanto se você acertou 25 das 50 questões, não necessariamente você vai ter metade dos pontos. O resultado “final” do ENEM será divulgado no dia 18 de janeiro.

Pronto, saiu a nota do ENEM. O que faço agora? Uma das opções é utilizar a nota da prova para os programas do Governo Federal: o ProUni, que oferece bolsas de estudo em universidades privadas; o FIES, que oferece o financiamento parcial ou total das mensalidades nessas mesmas universidades; e o SiSu, que é o sistema para entrada em diversas universidades públicas que utilizam o ENEM como vestibular, exemplo da USP, Unifesp, UFRJ e outras universidades que são exemplos.

Além disso, existem também universidades que têm seu próprio vestibular, no entanto, o ENEM pode servir como um complemento para as notas desses vestibulares também. Isso serve também para faculdades internacionais que têm convênio com o Governo brasileiro, caso da Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa, em Portugal.

O ENEM é a melhor forma dos estudantes participarem de programas do governo relacionados ao Ensino Superior, como o ProUni, FIES e Sisu. Como já falamos aqui no Portal KondZilla, estar numa universidade não é garantia de um emprego daora, mas estudar também não é desperdício de tempo.

Leia também:
Ajuliacosta representa a força de vontade das periferias
Morar sozinho não é fácil, mas tem seu valor
Aprender uma profissão é só na faculdade?

Comentários