Profissão Mestre de Cerimônia

Muita gente conhece os cantores de funk como MCs. O que pouca gente sabe, é que o termo não significa cantor, o termo significa Mestre de Cerimônias. Levando ao sentido literal da palavra, o MC é um apresentador, ele quem conduz o evento do começo ao fim, apresentando os convidados, interagindo com o público entre outras tarefas. Agora como ele saiu de apresentador para ser a atração principal do baile, é a história que apresentamos no vídeo do Portal KondZilla Profissão Mestre de Cerimônias.

 

O Baile Funk que conhecemos hoje, como ritmo musical brasileiro, foi originado do Hip-hop americano. Essa cultura norte-americana também foi originada de outra cultura, a jamaicana com suas grandes equipes de som. Ainda na Jamaica, a equipe de som andava com seu sistema de som, levando música e diversão para as comunidades. Quem subia ao palco eram os cantores para cantar nos famosos ‘riddims’. 


Essa cultura ao chegar nos EUA, se adaptou e incluiu novos elementos: o grafite, a dança e o MC, que começou sendo o apresentador da festa e que como tarefa, agitava a galera para os shows. Assim, os brasileiros vendo a figura dos MCs agitando o público, replicaram esse formato aqui, e daí pra cantar, foi um pulo.

 

Hoje, a maioria dos cantores de funk levam o título no nome e nossa cultura do funk, já associou o MC como o cantor do funk.

PUBLICIDADE Flowers
PUBLICIDADE Flowers