Arte e Cultura

Marte Um: conheça o 1º filme de um diretor preto que representa o Brasil no Oscar

06.09.2022 | Por: Karine Ferreira

Na última segunda-feira (05), foi divulgado que o filme Marte Um, dirigido por Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico, foi o escolhido pela Comissão de Seleção para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria ‘Melhor Filme Internacional no Oscar 2023′.

Gravado em Minas Gerais, especificamente em Belo Horizonte e Contagem, o longa conta a história de uma família negra de classe média baixa, os Martins, que buscam seguir os sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são. Além dos problemas com um governo conservador, Tércia passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

Sendo o primeiro diretor preto a ser escolhido para representar o Brasil no Oscar, Gabriel Martins pode se tornar o quarto diretor preto a ter um filme indicado na categoria ‘Melhor Filme Internacional no Oscar’.

Marte Um: conheça o 1º filme de um diretor preto que representa o Brasil no Oscar
Gabriel Martins, diretor de “Marte Um” – Foto: Embaúba Filmes/Divulgação

O filme que está em cartaz nos cinemas desde 25 de agosto, teve estreia mundial no Festival de Sundance e chegou a ganhar quatro prêmios no Festival de Gramado, foi o selecionado pela Academia Brasileira de Cinema, que este ano foi formada por 25 membros titulares, todos profissionais do audiovisual brasileiro, incluindo produtores, realizadores, atores e atrizes.

“A escolha de ‘Marte Um’ para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas”, afirmou Bárbara Cariry, presidente da comissão responsável pela escolha.

O último filme brasileiro indicado foi o ‘Central do Brasil’, em 1999, quando a categoria ainda se chamava ‘Melhor Filme em Língua Estrangeira’. O anúncio dos indicados ao Oscar 2023, deve ser realizado em 24 de janeiro, mas ainda este ano, em dezembro, a Academia de Hollywood revelará quais foram os filmes finalistas em diversas categorias.

PUBLICIDADE Flowers

Veja também

PUBLICIDADE Flowers
ARTE E CULTURA MÚSICA MODA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS EMPREENDA ENTRETENIMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR TECNOLOGIA